O psicopedagogo se ocupa da aprendizagem com o auxilio de métodos para facilitar que se aprenda, porém não com o uso de testes. Já o Neuropsicopedagogo utiliza, além dos métodos, a aplicação de testes que apontam para o mapeamento das área do cérebro que estão ligadas à aprendizagem.
O psicopedagogo é o profissional da psicopedagogia. Ele busca compreender o processo de absorção de informações e construção de conhecimentos dos indivíduos em todas as fases da vida humana. ... O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem.
O Psicopedagogo Clínico atua como um facilitador da aprendizagem prazerosa, orientando e ensinando a estudar. Ele trabalha em consultório, no diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na prevenção de problemas de aprendizagem.
No atendimento psicopedagógico existem duas etapas: a primeira é o diagnóstico, ou seja, você tem que investigar o que está causando esse problema que está dificultando o aprendizado; e a segunda etapa seria amenizar ou sanar o problema.
Porém, BOSSA (1994), destaca outros recursos para o diagnóstico psicopedagógico, referindo-se a Provas de Inteligência (Wisc); Testes Projetivos; Avaliação perceptomotora (Teste Bender); Teste de Apercepção Infantil (CAT.); Teste de Apercepção Temática(TAT.); também, refere-se a Provas de nível de pensamento (Piaget); ...
sendo as áreas de intervenção psicopedagógica os processos de ensino-aprendizagem, a atenção à diversidade, a prevenção e desenvolvimento pessoal e a orientação acadêmica e profissional (p. 35).
Convide indivíduos que foram impactados pelo vício da pessoa e podem fazer parte do futuro dela. É importante convidar pessoas que possam ser chamadas em momentos de necessidade, já que a intervenção é só o primeiro passo no caminho para a recuperação. Não chame indivíduos em quem a pessoa em questão não confia.