As larvas de cupins parecem uma versão menor das operárias e das ninfas; elas têm cabeça, pernas e antenas segmentadas. As de formigas parecem lagartas: não têm pernas ou olhos, nem parecem ter uma cabeça segmentada. Além disso, tem o corpo todo coberto de pelos.
SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CUPINS #1: VINAGRE O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.
É preciso ser feito um pente fino nos móveis, aberturas e forros da casa para localizar possíveis furinhos ou farelos granulados – este último caracteriza os resíduos fecais dos cupins. Se a infestação for localizada, podem ser usados inseticidas domésticos especiais para esse tipo de inseto.
Tratamento de Solo ou Barreira Química No caso de cupins de madeira seca, sugerimos o tratamento direto da madeira atacada, procurando injetar o cupinicida nas galerias que formam o ninho do cupim que, como vimos encontra-se restrito à peça atacada. O tratamento, neste caso, é efetivo para o controle da infestação.
Além de todo o trabalho que os microrganismos realizam em vida, quando eles morrem eles são usados pelos cupins como fonte de nutrientes, como o nitrogênio, que é muito importante pois a madeira é muito pobre neste elemento essencial para o metabolismo animal.
Os organofosforados e os carbamatos causam lacrimejamento, visão embaçada, salivação, transpiração, tosse, vômitos, bem como fezes e micção frequentes. A pressão arterial pode baixar. A frequência cardíaca pode diminuir e tornar-se errática e podem ocorrer convulsões.
Regent® 20 GR é um inseticida indicado para o controle das pragas. Perfurar os cupinzeiros com o auxílio de um varão de aço e colocar o produto no interior dos ninhos em contato com a colônia central. Não há necessidade do fechamento do orifício aberto para aplicação.
Spray repelente: feito com ingredientes atóxicos, como a citronela, deve ser borrifado no cachorro, tomando cuidado para não atingir olhos, boca e focinho.