Os pés e o tornozelo são formados pelos tendões tibiais anterior e posterior, tendões fibulares e tendões extensores e flexores dos dedos....Além dos tendões do joelho e calcâneo, nas pernas existem cinco tendões extensores, a saber:
Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Possuem grande importância na realização de movimentos. Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso modelado que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos.
O manguito rotador, por sua vez, é um conjunto de quatro tendões (supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) que se unem formando uma espécie de capuz ou cobertura sobre a cabeça do úmero (osso do braço) e atuam na função de elevação (abdução) ou rotações do ombro.
O repouso e o uso de anti-inflamatórios controlam a dor e a inflamação. Pode ser importante um período de imobilização. A fisioterapia ajuda a recuperar a flexibilidade e a força da região do ombro. A cirurgia raramente é necessária numa rotura do tendão longo.
Uma inflamação de um tendão é na linguagem médica designado por tendinite ou tendinopatia, que pode acometer qualquer tendão. No caso da tendinite do cotovelo, os tendões são os que convergem na região do côndilo (epicôndilo ou côndilo lateral, ou epitróclea ou côndilo medial).