A circulação coronária é o conjunto de artérias e veias que irrigam o coração. A vermelho, as estruturas que fazem parte da circulação coronária.
A dissecção na área da anatomia humana é o ato de explorar o corpo humano, ou seja, através de cortes possibilitar a visualização anatômica dos órgãos e regiões que existem no corpo humano e assim possibilitar o seu estudo./span>
Dissecção (ou dissecação) significa o ato de dissecar, de separar as partes de um corpo ou de um órgão. Emprega-se tanto em anatomia (dissecção de um cadáver ou parte deste) como em cirurgia (dissecção de uma artéria, de uma veia, de um tumor etc.)
substantivo feminino Ato ou efeito de dissecar, de fazer a separação metódica e organizada de alguma coisa; dissecação. [Medicina] Separação de uma estrutura corporal em seções menores, em partes menores, com o objetivo de encontrar algo patológico: dissecção de um tumor.
Uma dissecção aórtica é um distúrbio frequentemente fatal em que a camada interna (revestimento) da parede aórtica se rompe e se separa da camada intermediária da parede aórtica. A maior parte das dissecções aórticas ocorrem porque a hipertensão arterial provoca a deterioração da parede da artéria.
Tipicamente, a dissecção arterial vertebral acomete adultos jovens, e ocorre quando a artéria vertebral apresenta uma lesão / laceração na sua camada íntima (camada mais interna da artéria, que fica em contato com o fluxo sanguíneo).
Ocorre quando as camadas internas da artéria, vaso do pescoço que ascende até o crânio, apresentam alguma lesão, e assim ocorre uma laceração interna, o desvio anormal do sangue internamente neste vaso, e sua circulação para o espaço “errado” dentro do vaso.
Utilizando prostaglandinas, a equipe do bioquímico Paulo Ivo Homem de Bittencourt Júnior produziu um composto que, em experimentos com camundongos, mostrou-se capaz de dissolver as placas de gordura que se acumulam nas artérias – os ateromas, como dizem os médicos.
A prevenção Evitar os fatores de risco é crucial para impedir o desenvolvimento da aterosclerose. A prevenção exige uma rotina de exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada, com baixa ingestão de gordura e de sal. Essas providências afastam obesidade, diabetes, hipertensão e altos níveis de colesterol./span>