Enquanto processo educativo, a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.
Algumas atitudes, como participar das eleições políticas, cuidar do meio ambiente, cumprir as leis, proteger o patrimônio público e tratar com respeito todas as pessoas, são consideradas exercícios de cidadania.
A cidadania é importante para o funcionamento do Estado, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação, por exemplo.
Segundo a BNCC, a cidadania envolve a execução de atividades pessoais e coletivas por parte do indivíduo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Resposta: através de atos morais. Explicação: Fazendo com que a sociedade e o fututo veja forma igualitária a todos.
A cidadania precisa ser construída por meio de ações conjuntas entre professor e aluno. O professor deverá assumir uma postura questionadora dos valores da sociedade, dominar noções de democracia, direitos humanos e incentivar os alunos à participação nas questões de transformações sociais.
7 Maneiras de exercer cidadania