Tem a função de hidratação da camada córnea, manutenção da flexibilidade da pele, formação de barreira de proteção ácida evitando a penetração de agentes externos. ... A constituição e função do manto hidrolipídico é formada por suor, lipídeos epidérmicos, fator de hidratação natural – NMF e sebo.
Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas.
A nossa pele é formada por várias camadas. A barreira de proteção, também chamada de manto hidrolipídico, é como se fosse uma película que protege a epiderme, que, por sua vez, é constituída por 5 camadas. Para entender melhor a sua fisiologia, a dermatologista explicou a função de cada camada da epiderme.
A oclusão, por exemplo, forma um filme que dificulta a perda de água transepidermal e auxilia na reposição do manto hidrolipídico, por meio do uso de óleos vegetais, manteigas e ceramidas.
O sebo produzido pela pele, misturado à água e proteínas da epiderme, resulta em uma emulsão natural denominada Fator Natural de Hidratação (NMF). O NMF é o hidratante natural responsável por parte da hidratação da pele, pois evita a evaporação de água.
ÓLEO DE OLIVA