As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.
A ética de Nietzsche obedece ao impulso vital, porque o Homem, como ser da natureza, luta pela sobrevivência, combate para crescer, torna-se predominante, não a partir de qualquer moralidade ou imoralidade, mas porque é um ser vivo e porque a vida é simplesmente vontade de poder.
O que a ética de Nietzsche propõe destruir? Nietzsche propõe destruir a então vigente moralidade européia ocidental e contemporânea, fundamentada em ídolos vazios e valores que só oprimem e anulam o homem.
A ética kantiana é a ética do dever, autocoerção da razão, que concilia dever e liberdade. O pensamento do dever derruba a arrogância e o amor próprio, e é tido como princípio supremo de toda a moralidade. KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos.
Segundo Kant, a capacidade que o homem tem de diferenciar o certo do errado é inata, ou seja, já nasce com ele. Sendo assim, a moral humana independe da experiência, pois já nascemos com ela. Trata-se de uma questão de dever, ou seja, é dever do ser humano agir moralmente, faz parte de sua natureza. ...
porque a ética de Kant é chamada de ética do dever. Fazer a coisa certa é agir com base em regras morais (imperativos categóricos) por que isso é o certo a fazer. Quando ajudo uma pessoa necessitada porque esse é meu dever, então minha ação tem valor moral para Kant.
Kant - teoria do conhecimento - A síntese entre racionalismo e empirismo. O filósofo alemão Immanue Kant responde à questão de como é possível o conhecimento afirmando o papel constitutivo de mundo pelo sujeito transcendental, isto é, o sujeito que possui as condições de possibilidade da experiência.
Assim, a filosofia moral kantiana seria uma teoria unilateral que se resume a ficar concentrada tão somente em questões de fundamentação, enquanto a ética do discurso busca fugir dessa limitação. Por isso, a ética do discurso é uma teoria reconstrutiva das próprias condições do entendimento.
As leis universais, para Pecotche, são reflexos (consequência) do pensamento do Criador Universal, que governa o mundo por meio de tais leis, invariáveis para todos. SegundoPecotche, as leis universais são absolutamente justas, ao contrário das leis humanas, que se caracterizam pelas suas imperfeições.
Leis Universais da Teoria Geral de Sistemas “Todo sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistemas (e isto ocorre infinitamente)”. Os elementos de um sistema são também sistemas. Por exemplo, o motor de um carro também é um sistema. E desta forma, cada subsistema também possui as 4 características básicas.
As 7 Leis que Regem o Universo: uma reflexão sobre os princípios esquecidos – por Elisson Gualtieri Ferreira
As Leis Naturais ou Universais são leis transparentes que valem para todos os seres inteligentes do Universo e encontram-se impressas na consciência humana.
As 21 Leis Universais - 2017
Leis espirituais são as regras que regem todos os acontecimentos da vida humana. Pense na lei da gravidade. ... O grande ponto é: não cabe a nós decidirmos se acreditamos ou não na gravidade. Ela simplesmente está aí, o tempo todo, mesmo quando esquecemos que ela existe.
Aplique as 7 Leis Espirituais do Sucesso à sua vida
A enumeração rabínica, 613 mandamentos Segundo os Judeus, a Lei de Deus dada e promulgada sobre o monte Sinai através de Moisés é Una, Eterna e Imutável. Constitui-se na expressão perfeita e invariável da vontade de Deus. Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá.
A Lei da potencialidade pura “baseia-se no fato de sermos, no nosso estado essencial, consciência pura. A consciência pura é potencialidade pura; constitui o campo de todas as possibilidades e da criatividade infinita. ... Essas são palavras do próprio Deepak Chopra para explicar essa lei primeira do sucesso.
Lei bíblica refere-se aos aspectos por assim dizer "jurídicos", embora espirituais por natureza, no contexto da Bíblia Sagrada judaico-cristã, as escrituras sagradas do Judaísmo e do Cristianismo.
A fórmula de catequese dos Dez Mandamentos proposta pelo Compêndio do Catecismo da Igreja Católica é o seguinte: 1.º - Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas. 2.º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão. 3.º - Santificar os Domingos e festas de guarda.
Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).
As leis morais são referentes às relações do homem com Deus e com seu próximo. A lei divina é eterna, imutável (como o próprio Deus), perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).
Os Dez Mandamentos, Versão 1 I – Eu sou seu Deus, eu o tirei do Egito. Adore somente a mim e não construa imagens de outros deuses ou de outras criaturas. II – Não use meu nome em vão. III – Lembre-se de santificar o dia do sábado e de não trabalhar nele.
O Novo Mandamento ou Mandamento da Caridade, na fé cristã, é a admoestação que Jesus fez aos seus discípulos na Última Ceia, conforme registro João Em português, o Novo Mandamento é conhecido também pela forma abreviada amai-vos uns aos outros, ou simplesmente amai-vos.
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
OS MANDAMENTOS DE JESUS
4º Mandamento – O único mandamento com promessa Honre o seu pai e a sua mãe para que você viva muito tempo na terra. Ao observar todos os Mandamentos de Deus, o 4. Mandamento se difere dos demais mandamentos do Decálogo.
Quem estabeleceu o sábado, quandos e por quê? Gênesis 2:1-3; Marcos 2:27, 28 Deus estabeleceu o sábado, na CRAÇÃO , antes de entrar 0 PECADO no . E fez isso para benefício do « Adão e Eva eram os únicos habitantes do mundo; portanto, antes do surgimento da nação judaica.
Os judeus têm o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio) como seu mais importante livro sagrado, o qual chamam de Torá. O restante do Antigo Testamento de acordo com a tradição protestante são chamados de Nevi'im e Ketuvim, coletivamente com a Torá chamados de Tanakh.