Os novos movimentos sociais predominam por uma luta por ampliação de direitos da cidadania e social . Os tradicionais ou velhos ,predominam por luta de classe e política.
Considerando o texto, é CORRETO afirmar que os novos movimentos sociais: A) São definidos por sua associação às organizações de classe e defesa da popula- ção marginalizada. B) Ampliam e redefinem as formas de participação política em regimes democráticos.
Normalmente os novos movimentos sociais se articulam através de redes constituindo pautas reivindicatórias coletivas, convergindo interesses, organizando ações conjuntas e buscando visibilidade social.
Nessa condição, os movimentos sociais tradicionais representam pequenos grupos de pessoas (trabalhadores, donas de casa, eleitores, povos indígenas) que se unem para mudar a realidade econômica e social de todo o Estado.
Movimentos sociais tradicionais Surgem no contexto da revolução industrial, possuem relações com demandas de trabalho e direitos trabalhistas, também podem ser ampliados para movimentos com origem econômica.
Em princípio, os movimentos tradicionais se faziam através de uma identidade de classe social, consistindo basicamente como movimentos operário-sindicais, organizados as partes do corpo do trabalho. ... Nos movimentos sociais tradicionais os protagonistas principais eram os trabalhadores pobres e assalariados.
Dentre os movimentos sociais tradicionais, podemos citar como exemplo: Os movimentos de trabalhadores e os de estudantes, organizados a partir do século XIX em diversas partes do mundo. ... Movimento de mulheres, com suas lutas contra uma sociedade patriarcal e o autoritarismo do Estado.
O adjetivo classista é atribuído àqueles movimentos que adotam a perspectiva de classe do lugar que sua base social ocupa nas estruturas sociais, ou seja, não se aplica a outros movimentos que não adotam essa perspectiva, embora apresentem elevado senso crítico (incluindo retórica classista, mas não perspectiva) em ...
Exemplos são as “comunidades”, como as baseadas em etnia, sexo, orientação sexual, em deficiências, dialetos, origem geográfica, identidade de gênero etc. Os movimentos identitários tendem à pulverização extrema, como ocorre, por exemplo, com o Movimento Negro, e a posições quase sempre exclusivistas.
Resposta. Resposta: ao estudar a sociedade karl Marx descreve quem são as relação sociais de produção que descreve a sociedade capitalista.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Estado Burguês, na teoria marxista é aquele através do qual a burguesia exerce o poder político através de uma determinada combinação de instituições políticas, além de ser a classe dominante na sociedade.
O estado para Marx, é uma superestrutura, um instrumento de dominação de classe. ... Na superestrutura encontramos a vida espiritual (sistema político jurídico - o Estado e suas leis), a ideologia, que para Marx, são explicações da realidade que não condizem com algo real.