EQST

Qual A Concepço De Infncia?

Qual é a concepção de infância?

As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.

Quando surgiu a ideia de infância?

A constituição do conceito infância está na transição dos séculos XVII para XVIII, quando esta passa a ser definida como um período de ingenuidade e fragilidade do ser humano, que deve receber todos os incentivos possíveis por sua fragilidade.

Como ocorre a invenção da infância?

A Infância é um fenômeno histórico A infância ou o sentimento de infância é um fenômeno histórico. Foi a partir da ação dos homens que se produziu este sentimento que nos é tão caro atualmente. Somente passa a existir com a criação de um mundo das crianças diverso do mundo dos adultos.

O que significa ser criança no mundo contemporâneo?

As crianças contemporâneas, nascidas com a vida de consumo, parecem desenvolver o potencial adaptativo às condições de um mundo em acelerado movimento, ajustando-se às demandas de aprendizagem e incorporando as invenções tecnológicas, que se sucedem continuamente, às suas interações.

Quais os perigos da tecnologia na infância?

Desenvolvimento de transtornos Como muitas coisas na vida, o uso em excesso da tecnologia pode trazer prejuízos para qualquer pessoa, independentemente da idade. Na infância, esses efeitos são ainda mais perigosos, quando pensamos que é nessa fase que desenvolvemos habilidades e comportamentos levados para toda a vida.

Como a tecnologia afeta a vida das crianças?

O uso descontrolado da tecnologia, tanto no ambiente escolar, como em casa, às vezes atrapalha o aprendizado da criança. Tudo em excesso faz mal. A tecnologia não pode substituir as relações pessoais como o convívio com os colegas de sala de aula e familiares, isso faz parte do aprendizado e não pode ser esquecido.

Qual a influência da tecnologia na infância?

Conclui-se que o uso das ferramentas tecnológicas em excesso é prejudicial para a formação e o desenvolvimento das crianças. No entanto, quando utilizadas de forma moderada, tem sim influência positiva e podem oferecer benefícios, inclusive na área do ensino aprendizagem.

O que é risco de tecnologia?

Resumos. Os riscos sociais e tecnológicos podem ser compreendidos como uma espécie de antecâmara para a ocorrência de acidentes ou de outros eventos indesejados.

Quais as funções sociais e os perigos da tecnologia?

As funções sociais são conectar pessoas independente da distância na qual elas se encontram, facilitar o comércio e reunir pessoas que compactuam com o mesmo gosto, os perigos dela são vários, entre eles a exposição de dados e a invasão a dispositivos, que lhe causa perca total de privacidade e o expõe para pessoas mal ...

O que é um risco tecnológico?

Riscos Tecnológicos: os riscos tecnológicos estão vinculados à probabilidade de ocorrência de vazamentos, explosões, incêndios e outros, a partir de processos industriais impactando o meio ambiente e a comunidade instalada no entorno.

O que significa risco elevado?

Os investimentos de alto risco são aqueles em que não há garantias quanto ao rendimento e que, normalmente, podem sofrer alterações intensas em pouco tempo. Ou seja, não é possível ter a total previsibilidade sobre quais serão os ganhos na hora do resgate ou até se vai haver rentabilidade.

O que é um risco social?

Com base nos fundamentos e requisitos expostos, podemos conceituar risco social como todo fato que tem como consequência um dano econômico, apto a causar a diminuição dos rendimentos do trabalho em razão da redução ou eliminação da capacidade laboral.

O que é situação de risco pessoal e social?

Estar em situação de risco pessoal e social significa ter os direitos violados, ou estar em situação de contingência (pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado). Normalmente, as pessoas em situação de risco social ainda estão convivendo com suas famílias.

O que é risco social no Direito Previdenciário?

Os riscos sociais são situações em que as pessoas se encontram em estado de fragilidade. São os acasos da vida! Situações inesperadas que levam as pessoas a um estado de vulnerabilidade. Em outras palavras, para melhor ilustrar, poderíamos citar os casos de doenças, prisões, idades avançadas, dentre outros.

Quais são os riscos sociais da Previdência Social?

A Constituição Federal de 1988 estabelece os riscos sociais que devem ser protegidos pela Previdência Social (artigo 201), quais sejam: a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; a proteção à maternidade, especialmente à gestante; a proteção ao trabalhador em situação de desemprego ...

Quais são os principais benefícios da Previdência Social?

Aposentadoria, pensão e auxílio são os benefícios que a Previdência Social oferece aos segurados e seus familiares, como proteção da renda salarial em caso de doença, acidente de trabalho, velhice, maternidade, morte ou reclusão.

Quem tem direito a seguridade social?

Vejamos. Dispõe o artigo 194, da Constituição Federal que a “seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.” ... Todos, portanto, tem direito à saúde.

Quais são as contingências sociais que ensejam a concessão de benefício previdenciário?

Assim, para a contingência velhice prevê o benefício da aposentadoria pó idade, para a contingência morte prevê o benefício pensão, para contingência reclusão o benefício de auxílio-reclusão, para contingência maternidade o benefício de salário-maternidade, para a contingência invalidez prevê o benefício por ...

O que é o benefício previdenciário?

Os benefícios previdenciários nada mais são do que valores pagos em dinheiro aos trabalhadores associados à previdência pública mediante contribuição para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Quem tem direito ao fundo previdenciário?

Quem possui direito ao INSS? Qualquer trabalhador que tenha mais de 16 anos, com carteira assinada e que está contribuindo com o INSS, terá direito a aposentadoria (previdência pública), sendo que pode ser por tempo de contribuição ou de idade.