O aterro de conquista consiste na retirada de uma determinada espessura de solo e na sua substituição por um solo de maior resistência e tem como finalidade possibilitar o acesso de equipamentos em terrenos de solos moles.
Os solos compressíveis possuem baixa resistência ao cisalhamento, normalmente associada à baixa resistência à penetração estática (SPT < 2 golpes/30 cm). Geralmente, são constituídos por argilas orgânicas e solos turfosos, comumente saturados.
Solos adensados e/ou compactados: identificação/diagnóstico e alternativas de manejo. ... Este problema proporciona alterações no arranjamento das partículas do solo (estrutura), diminuindo o volume de seus poros, aumentando sua densidade e a resistência mecânica à penetração de raízes, água e nutrientes.
Ou seja, qualquer tensão aplicada maior do que a tensão de pré-adensamento, podemos dizer que o solo está sofrendo uma compressão virgem e está sendo normalmente adensado.
3.
É Termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.
Pergunta 5 1 em 1 pontos Como podem ser subdivididas as parcelas do recalque? Resposta Selecionada: a. Em recalque instantâneo, primário e secundário. ... Em recalque diferencial, recalque primário e secundário.
Cálculo do recalque no solo: meios elásticos homogêneos
Acontece quando uma parte da estrutura fica mais rebaixada que a outra, com ou não distorção angular, o que resulta em esforços estruturais não previstos, podendo em casos extremos, culminar na ruína da obra.
O recalque de adensamento secundário, também chamado de “creep” tem relação com as deformações que são apresentadas ao final do recalque primário de adensamento, ou seja, quando as tensões efetivas já se estabilizaram.
viabilizado pela presença de uma bomba hidráulica, que é um dispositivo projetado para fornecer energia ao fluido, que ao ser considerada por unidade do fluido é denominada de carga manométrica da bomba (HB). ... tubulação de recalque = tubulação após a bomba.
Cálculo dos diâmetros de recalque e de sucção. Onde: Dr = diâmetro de recalque – em metros ou milímetros (m ou mm); T = período - número horas de funcionamento da bomba por dia e Q = vazão - em metros cúbicos por segundo ou metros cúbicos por hora (m³/s ou m³/h).