São exemplos de frutos climatéricos o abacate, a banana, a manga, o mamão, a pêra e o maracujá. ... Os frutos não-climatéricos são os que não apresentam aumentos na taxa respiratória e na produção de etileno. Portanto, a respiração desses frutos ge- ralmente apresenta decréscimo gradual durante o amadurecimento.
pelo começo da respiração. O etileno nos frutos não climatéricos: produzido em baixa concentração, não interfere no processo de amadurecimento do fruto.
A doçura das frutas maduras é explicada pela quebra das ligações do amido presente em sua composição. O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde e que após a maturação adquire cor avermelhada ou amarelada (conforme o fruto).
O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.
Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular. Essa função promove o crescimento das partes da planta. Dominância Apical: Corresponde ao crescimento da gema apical e inibição do desenvolvimento das gemas laterais.
As citocinas também atuam em associação com as auxinas no controle da dominância apical. Nesse caso, os dois hormônios tem efeitos antagônicos. As auxinas que descem pelo caule inibem o desenvolvimento das gemas laterais, enquanto as citocinas que vêm das raízes estimulam as gemas a se desenvolverem.
Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
A função destes hormônios é estimular o alongamento e divisão da célula vegetal. Agem também na produção de flores, desenvolvimento das folhas e germinação das sementes. Este fitormônio é um gás fabricado em diversas partes da planta.
Definição. A pasta citocinina é um medicamento à base de citocinina fito-hormona que promove a estimulação da divisão celular.. ... A loja tem análogos da pasta original importada, que contém um hormônio na lanolina e é muito mais barata no preço. Existem também medicamentos com componentes adicionais - vitaminas.
As principais naturais são a trans-zeatina, dihidrozeatina e a Isopentenil-adenina, e as sintética são a cenetina e BAP. A característica comum às citocininas são: possuir uma cadeia lateral ligada ao N-6 da adenina e todas as citocininas naturais são derivadas da adenina.