Retículo Endoplasmático
Entenda como ocorre o transporte através da membrana e aprenda a diferença entre o transporte passivo e o transporte ativo. Sabemos que a membrana plasmática é responsável, entre outras funções, por controlar todas as substâncias que entram e saem da célula.
Endocitose: quando o transporte em quantidade é para o interior da célula; pode ocorrer por fagocitose (quando a célula engloba partículas sólidas) ou pinocitose (quando a célula engloba partículas líquidas). Exocitose: quando o transporte de substâncias, em quantidade, é direcionado para fora da célula.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
hemácias
O transporte de substâncias na membrana plasmática podem ocorrer de forma passiva ou ativa. No transporte passivo, não há consumo de energia. O fluxo de partículas é espontâneo, no sentido de igualar as concentrações do meio intracelular e intersticial. No transporte ativo, há gasto de energia (ATP).
Podemos classificar o transporte passivo em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e osmose. Na difusão simples, moléculas e íons são transportados de forma natural do local onde estão em maior concentração para o local onde se apresentam em menor quantidade.
Transporte ativo: movendo-se contra um gradiente Para mover substâncias contra um gradiente de concentração ou eletroquímico, uma célula precisa gastar energia. ... O transporte ativo primário usa uma fonte de energia química diretamente (por exemplo, o ATP) para mover as moléculas através da membrana contra seu gradiente.
O transporte ativo é realizado por proteínas carreadoras e utiliza energia sob a forma de ATP para realizar o transporte de íons e outras substâncias através da membrana plasmática contra um gradiente de concentração, ou seja, é neste tipo de transporte que um íon localizado em uma região de baixa concentração pode ser ...
Há dois tipos de substância que atravessam a membrana plasmática: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. ... Este processo de entrada e saída de substâncias através da membrana plasmática são conhecidos como transporte passivo (difusão e osmose) e transporte ativo (endocitose, fagocitose, exocitose).
O transporte ativo ocorre através de mecanismos chamados bombas iônicas, sendo o mais famoso a bomba de sódio e potássio; uma proteína transmembrana, localizada na membrana plasmática de todas as células amimias, responsável por bombear o sódio para fora da célula e o potássio para dentro da célula.
Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula. Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula.
Ela é capaz de selecionar o que entra e o que sai da célula, deixando apenas algumas substâncias passarem por ela. Devido à capacidade de selecionar o que entra e o que sai, diz-se que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva. É responsável por captar sinais externos.
Resposta. Permeabilidade seletiva é uma característica da membrana plasmática. É a capacidade que ela possui de "deixar" passar algumas substâncias, tendo ou não gasto de energia.