As ondas podem ter três naturezas distintas: mecânicas, eletromagnéticas e gravitacionais. As ondas podem propagar-se em uma, duas ou três direções do espaço, sendo classificadas, respectivamente, como ondas unidimensionais, bidimensionais ou tridimensionais.
Podemos concluir que a principal diferença estabelecida entre as ondas mecânicas e as ondas eletromagnéticas reside no fato de que as primeiras possuem como caráter obrigatório da existência de um meio material para se propagar, ao passo que as segundas não necessitam. ... Exemplo: a onda em uma corda ou a onda num lago .
Essa classificação irá representar o tipo de onda e como ela se propaga. A principal diferença é que as ondas eletromagnéticas não necessitam de um meio para se propagar, já as ondas mecânicas só se propagam quando há um meio.
As ondas possuem características como Frequência, período, velocidade de propagação, entre outras coisas. As ondas são classificadas em Longitudinais e Transversais. ... Agora a onda eletromagnética não precisa do meio para se propagar, tanto que a luz por exemplo pode se propagar no vácuo.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas: Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. ... Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
O ponto mais alto da corda da figura abaixo, por exemplo, denomina-se crista da onda; já o ponto mais baixo da corda, denomina-se vale da onda. Sendo assim, a distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos é definida como sendo o comprimento de onda.
Período: é o intervalo de tempo em que cada ponto do meio por onde um pulso se propaga executa uma oscilação completa. O período é representado pela letra T. Frequência: é o número de oscilações completas que cada ponto do meio no qual a onda se propaga executa por unidade de tempo.
São aquelas originadas pela deformação de uma região de um meio elástico e que, para se propagarem, necessitam de um meio material. Ex: onda na superfície da água, ondas sonoras, ondas numa corda tensa, etc.
Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia.
Ondas eletromagnéticas são oscilações formadas por campos elétricos e magnéticos variáveis, que se propagam tanto no vácuo quanto em meios materiais. Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia.
Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos. Um exemplo de onda é tido quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.
3a Questão (Ref.: Pontos: 0,5 / 0,5 É um exemplo de classificação de onda quanto à direção de propagação: Oblíqua Longitudinal Tridimencional Transversal Mecânica 4a Questão (Ref.: Pontos: 0,0 / 0,5 Quando estamos em um ambiente mal iluminado, o orifício da pupila aumenta e permite a entrada ...
A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. ... No vácuo, a luz possui velocidade máxima equivalente a 3,0 x 10 8 m/s. Ondas eletromagnéticas são formadas pela propagação conjunta de campos eletromagnéticos e elétricos. Não pare agora...
Para a Física, a onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Elas são classificadas em relação à natureza, direção e energia de propagação. ... De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais.
Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas; Bidimensionais: são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra; Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luz e o som.
Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
Mecânica: precisa de um meio material (sólido/líquido/gasoso) para se propagar. Exemplo: som, ondas do mar, vibração da costa... Eletromagnética: não precisa de um meio! ... Exemplo: luz, calor, raio x, micro-ondas, tv, rádio, celular...
As ondas sonoras são vibrações que, ao penetrarem no nosso ouvido, produzem sensações auditivas. Já as ondas eletromagnéticas são ondas que se propagam em dois campos variáveis: um elétrico e outro magnético. Ao contrário das ondas mecânicas, as ondas eletromagnéticas podem se propagar no vácuo.