Existem três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Todos os corpos ou matérias são constituídos por átomos, e estes são formados por partículas menores denominadas elétrons, prótons e nêutrons.
Os processos de eletrização ocorrem na natureza constantemente e, muitas vezes, tais fenômenos passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.
Na eletrização por contato, as cargas, no final do processo, ficam com a metade (no caso de dois corpos) da carga total (média aritmética). ... Na eletrização por atrito, os corpos atritados ficam com cargas opostas já que há a transferência de elétrons.
Dizemos que um corpo é neutro quando o número de prótons (carga positiva) é igual ao número de elétrons (carga negativa). ... Quando aproximamos dois corpos eletrizados com cargas de sinais contrários, observamos que ocorre uma força de atração. Já quando os corpos possuem cargas de sinais iguais, eles se repelem.
A eletrização por contato acontece quando um corpo carregado transfere uma parte de seu excesso de cargas para um corpo neutro através de um contato direto. Essa transferência ocorre porque as cargas em excesso possuem mesmo sinal e, portanto, se repelem, tendendo a se afastar o máximo entre si.
Um corpo estará eletrizado positivamente ou com cargas positivas quando estiver com "falta de elétrons" - o número total de prótons supera o de elétrons e, assim, o corpo fica com carga positiva. Um corpo estará eletrizado negativamente ou com cargas negativas quando ele apresentar "excesso de elétrons".
Todo o estudo da eletricidade norteia-se por dois princípios: o princípio da atração e da repulsão e o princípio da conservação das cargas elétricas.
O princípio da conservação da carga elétrica afirma que a soma algébrica das cargas antes e depois de um processo de transferência deve ser a mesma. Assim, podemos dizer que a carga elétrica não pode ser criada nem destruída, somente transferida entre corpos.
Todo imã é composto por dois polos, positivo e negativo, e nas redondezas do imã existe um "campo de força" formado por linhas que saem do lado positivo e vão para o lado negativo, chamado Campo Magnético. ... Agora, se aproximarmos dois imãs em lados de mesmo polo, as linhas não irão interagir, e isso resulta em repulsão.
Substâncias Magnéticas São as substâncias que permitem a orientação dos ímãs elementares, como o ferro, níquel e algumas ligas metálicas como o aço.
As linhas de campo magnético ou linhas de indução são representadas pela tangente do vetor campo magnético naquela região do espaço. ... A densidade delas indica a intensidade do campo magnético naquela região; Elas nunca se cruzam.
Em um campo magnético, chama-se linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor e orientada no seu sentido. A limalha de ferro, sob a ação do campo, funciona como uma minúscula agulha magnética, orientando-se na direção desse campo e desenhando as linhas de indução.
Resposta. Indução magnética é o fenômeno relacionado ao aparecimento de uma corrente elétrica em um condutor imerso em um campo magnético, quando ocorre variação do fluxo que o atravessa. exemplo: ... Deslocando-se o ímã, o fluxo magnético que atravessa as espiras da bobina varia.