Esterilizantes Químicos. Entre os agentes químicos esterilizantes estão os aldeídos (glutaraldeído e formaldeído) e o óxido de etileno.
O álcool é um desinfetante importante para o ambiente assistencial e um anti-séptico excepcional, por possuir características microbicidas direcionadas aos microrganismos mais freqüentes neste meio, possuir fácil aplicabilidade, baixo custo e reduzida toxicidade.
O agente químico "ideal" deve ter capacidade de destruir todas as formas dos microorganismos patogênicos, sem ser tóxico aos tecidos humanos, agindo em presença de material tal como fluidos orgânicos; deve ser solúvel, estável, não corrosivo e de baixo custo.
Em caso de contato com a pele lave as partes atingidas com água em abundância e se persistir a irritação procure socorro médico levando a embalagem ou rótulo do produto. ... COMPOSIÇÃO: Emulsificante, Cloreto de Alquil dimetil benzil Amônia, formol, isotiazolinonas, essência, corante e água.
O álcool é um líquido incolor, inflamável e com cheiro característico. Ele é obtido por fermentação de substâncias açucaradas ou amiláceas ou ainda por processos sintéticos. Quimicamente, os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH). ...
Ele oferece o melhor efeito bactericida, já que graças a sua menor concentração de água o álcool consegue penetrar de forma mais eficiente na célula da bactéria. O álcool também é uma ótima opção para limpar e eliminar bactérias. Lembrando que limpar, desinfectar e esterilizar são processos de limpeza opostos.
O etanol ou álcool etílico apresenta dois carbonos na cadeia (CH3 – CH2 – OH).