A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
O gênero crônica, apresenta características bem marcantes, são elas: Uso de linguagem simples, menos rebuscada; Temáticas do cotidiano; Textos curtos e descritivos; Uso de poucos personagens.
A crônica se caracteriza por se destinada à leitura ligeira, diária ou semanal, de acontecimentos do cotidiano. É feita para ser uma narração leve, despretensiosa, mas que contenha uma certa importância disfarçada nos objetos, sujeitos e cenários cotidianos.
2 - Quais características do gênero crônica podem ser encontradas em “Coração de bicho”? * a) Personagens complexas e linguagem literária. b) Aproximação com o leitor e linguagem simples. c) Linguagem formal e preocupação com fatos.
Quais são os tipos de crônicas?
A linguagem da crônica costuma ser coloquial e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero. Normalmente, as crônicas são publicadas em jornais, revistas e blogs.
A crônica argumentativa é um texto onde a argumentação é vista como a principal característica. Esse tipo de crônica é muito usada pelos meios de comunicação, essencialmente os jornais e as revistas. O nome "crônica" tem origem do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo).
Principais características da crônica argumentativa
Então, a crônica jornalística pode ser caracterizada como um gênero que mistura fragmentos narrativos – em geral, pequenos fatos cotidianos são contados para, em seguida, promover-se uma reflexão sobre eles – e trechos mais longos de reflexão e argumentação sobre o fato narrado.
Trata-se de um texto curto, geralmente com poucos personagens, no qual o tempo e o espaço são limitados. Além da crônica narrativa, anteriormente mencionada, há uma modalidade mais moderna, a argumentativa, na qual o objetivo maior do cronista é relatar um ponto de vista diferente do que a maioria consegue enxergar.
A diferença básica entre a crônica argumentativa e a crônica narrativa está nos seus objetivos como gêneros textuais. Uma crônica argumentativa tem como foco a articulação de argumentos em prol da apresentação e defesa de uma tese acerca de um tema preestabelecido.
A crônica reflexiva é aquela cujo autor projeta sua interioridade sobre a realidade que está a sua volta, interpretando-a e registrando-a através de conjecturas, inferências e associações de idéias.
O artigo de opinião trata de assuntos mais "pesados" e é mais rígido com a fundamentação. A crônica argumentativa trata de assuntos mais leves, a argumentação pode ser mais subjetiva.
a) Jornal.
Resposta: Porque o objetivo dele é convencer a respeito de um tema polêmico e de relevância. Explicação: O gênero artigo de opinião, é um texto predominantemente argumentativo que circula principalmente em jornais ou revistas (impressos ou eletrônicos).
O artigo de opinião é encontrado circulando no rádio, na TV, nos jornais, nas revistas, na internet, utilizando temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos leitores, espectadores e ouvintes.
Os principais sites para encontrar artigos científicos
Introdução: apresentação do tema e seu posicionamento sobre o assunto. Desenvolvimento: defesa de seu posicionamento com argumentos consistentes. Conclusão: fechamento do texto sintetizando os argumentos e retomando a opinião apresentada na introdução.
Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração.
É muito importante que um artigo siga uma ordem natural e lógica de argumentação, que leve o leitor desde a introdução (explicação do tema-problema) até a conclusão (com o CTA). Por isso, aproveite o estágio de planejamento da estrutura e intertítulos do texto para se atentar à organização!
Confira algumas dicas:
A redação do artigo científico
Como escrever artigo acadêmico