O islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo. Seu surgimento remonta ao século VII e deu-se por meio das pregações realizadas por Muhammad, seu profeta. O islamismo é uma religião surgida na Península Arábica, no começo do século VII, por meio de Muhammad (conhecido em português como Maomé).
A população muçulmana no Brasil é composta por 60% de homens e 40% de mulheres, contra 49% e 51% respectivamente entre os não muçulmanos.
A mesquita mais recente a ser erguida foi construída pela comunidade islâmica de Manaus, enquanto a comunidade de Salvador está levantando fundos para construir o primeiro templo da Bahia. Existem atualmente 94 instituições islâmicas no país, contra apenas 33 em 1983.
No exercício da fé, os muçulmanos devem recitar o credo, no qual reafirmam a crença em Allah e em Muhammad; fazer cinco orações diárias, posicionados em direção à Meca; respeitar o jejum durante o mês do Ramadã; doar 2,5% dos lucros aos mais pobres, esse ato é chamado de zakat; e, ao menos uma vez na vida, ir à Meca, ...
Haraam (em árabe: حرام; romaniz.: ḥarām , "proibido") é um termo usado no Islão para se referir a qualquer coisa que é proibida pela fé. Seu antônimo é halal. O termo religioso pode ser aplicado para determinados comportamentos, como o adultério ou o abuso e a linguagem profana.
Dispensabilidade do jejum Há várias justificativas válidas para não jejuar como enfermidade, gravidez, lactante, menstruação, ser idoso ou ter uma doença incurável. Se o jejuador comer, beber, ou tiver relação sexual durante o período do jejum, este será anulado.