A sociedade espartana caracterizou-se por ser altamente disciplinada e organizada a partir de uma aristocracia guerreira. Às vezes lemos ou ouvimos a expressão “regime espartano”, ou “disciplina espartana”, sempre associada a alguma prática ou hábito rígido, austero e severo.
Esparta, com grande disponibilidade de terra fértil, possuía uma atividade agrícola autossuficiente e comércio restrito. Em Atenas, o espaço geográfico era muito acidentado, “forçando” uma economia que não fosse baseada apenas no cultivo de grãos, então seu comércio (principalmente marítimo) acabou se desenvolvendo.
A educação espartana era extremamente voltada ao militarismo, assim como toda a pólis. ... Já a educação ateniense era voltada ao humanismo, com o objetivo de formarem críticos/reflexivos conscientes ao contexto em que viviam.
Resposta. Diferencas:Em Roma ,homens, e estrangeiros podiam se tornar cidadãos. Em Atenas apenas homens acima de 20 anos com serviço militar completo. ... Em ambas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos no local filhos de pais também locais, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direitos civis.
Os gregos foram os primeiros à abandonar explicações religiosas a respeito da humanidade. ... Após a Antiguidade (5000a. C) passaram a enxergar , ou melhor, passaram a compreender que o homem era o centro do Universo, adotando, assim, o que chamamos de antropocentrismo.
Se da Grécia Antiga adotamos os conceitos políticos como monarquia, tirania, democracia, hegemonia e conceitos filosóficos como antropocentrismo, idealismo e racionalismo, da Roma Antiga adotamos o conceito de cidadania e justiça, a língua latina e suas derivações e o cristianismo. ...
O antropocentrismo é um pensamento filosófico que coloca o homem como indivíduo central para o entendimento do mundo. O termo tem origem grega e em sua etimologia temos anthropos, que significa "humano", e kentron, "centro", logo homem no centro.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
O Teocentrismo é a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média. A palavra vem do do grego e significa: theos "Deus" e kentron "centro". Literalmente "Deus como centro do mundo".
Teocentrismo= Deus é o centro de tudo. ... Deus era a única verdade, sendo assim as ideias empiristas e científicas eram refutadas. Antropocentrismo= homem no centro do universo.
Teocentrismo é uma doutrina que tem Deus como fundamento de tudo, ou seja, todos os fenômenos eram relacionados à Ele, enquanto antropocentrismo é uma ideologia em que o homem é o centro do universo e tudo deve se relacionar a ele.