Acetilcolina, norepinefrina, epinefrina, dopamina, glutamato e serotonina.
Podemos afirmar que os principais neurotransmissores inibitórios são: gaba e glicina. Sob esse aspecto, podemos ainda ressaltar que o gaba sintético é utilizado como anestésico geral, pois impede a transmissão do impulso nervoso já que abre canais de Cl e hiperpolariza a célula.
Os neurotransmissores são compostos químicos secretados pelas células do sistema nervoso, os neurônios, responsáveis por transmitir as informações necessárias para diversas partes do corpo. ... São exemplos de neurotransmissores a adrenalina, o glutamato e o gama-aminobutírico “GABA”.
Resposta. Bom os neurotransmissores são agente químico que mede a transmissão do impulso nervoso através da sinapse. São exemplo de neurotransmissores a adrenalina, a noradrenalina, a dopamina, a serotonina, a acetilcolina e o ácido gama-aminobutírico.
Excitatórios: esses neurônios provocam a despolarização da membrana pós-sinápticas. Inibitórios: esses neurônios promovem a hiperpolarização da membrana pós-sinápticas.
Neurotransmissores: S.N. Simpático: Neurônios pré-ganglionares: secretam acetilcolina. Neurônios pós-ganglionares: secretam noradrenalina.
O GABA, neste caso, consiste em um neurotransmissor inibitório, porque bloqueia (ou inibe) determinados sinais cerebrais e diminui a atividade do sistema nervoso central. Assim como a melatonina, o GABA é secretado durante o repouso e é capaz de acalmar o cérebro, regulando a atividade dos neurônios.
Os receptores de membrana são proteínas que se encontram na membrana celular, específicos para certas moléculas. Quando os receptores tem contato com essas moléculas, desencadeiam reações químicas no interior da célula. Estas reações modificam de alguma maneira o comportamento celular.