Antigamente, os orixás eram homens que se tornaram orixás por causa de seus poderes; Homens que se tornaram orixás por causa de suas sabedorias; Eles eram respeitados por causa de suas forças; Eles eram venerados por causa de suas virtudes.
Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, com à imposição do catolicismo aos negros, cada orixá foi associado a um santo católico, para manterem os orixás vivos e não perder seu direito ao culto.
orixá RELIGIÃO designação genérica das divindades veneradas originalmente na região da atual Nigéria e do Benim, que personificam as forças da natureza, e cujo culto foi levado para o Brasil pelos escravos negros, fazendo parte de ritos religiosos afro-brasileiros, como o candomblé, a umbanda, etc.
Na mitologia iorubá, Olodumare também chamado de Olorun é o Deus supremo do povo Yoruba, que criou as divindades, chamadas de orixás no Brasil e irunmole na Nigéria, para representar todos os seus domínios aqui na terra, mas não são considerados deuses, são considerados ancestrais divinizados após à morte.
Obatalá
ARUANDA - Lugar onde moram os orixás e as entidades superiores. No Catolicismo é o Céu. No Espiritismo são as colónias espirituais.
No candomblé, como nas religiões tradicionais africanas, acredita-se em um Deus Supremo que criou o mundo, chamado Olorum (tradição nagô), Mawu (tradição jeje) ou Zambi (tradição angola).
A civilização iorubá se trata de um grupo étno-linguístico da África Ocidental. De acordo com sua mitologia, no início existia o mundo de Aiyê e o mundo de Orum. Aiyê era o mundo dos homens, composto pelo caos e pela água. Já Orum era o espaço sagrado dos orixás, sendo governado pelo deus supremo Olorum.
Segundo a indicação de alguns pesquisadores, o desenvolvimento dos terreiros de candomblé passou a se manifestar a partir do século XVIII. Nessa época, o crescimento dos centros urbanos se tornava um ambiente propício para que vários negros se reunissem e organizassem experiências religiosas mais estáveis e regulares.
De acordo com a crença iorubá, o mundo começou no Ilê-Ifê quando o orixá Obatalá comunicou ao deus supremo, Olodumaré, o seu desejo de criar a Terra, chamada de Ilê Aiyê.
O candomblé como conhecemos hoje no Brasil não existe em outros países, pois devido a união de diversos escravos de diferentes regiões numa mesma senzala criou-se miscigenação de fundamentos dando origem ao nosso Candomblé. ... O culto aos orixás teve origem na África e foi trazida para o Brasil pelos negros iorubas.
Os egípcios diziam que no início do mundo nada existia além de um enorme oceano chamado Nun. Desse oceano surgiu Atum (a forma como ele surgiu varia de um mito para outro), que imediatamente fez Shu, deusa do ar, e Tefnut, o deus da umidade. Eles, por sua vez, fizeram Geb, deus da terra, e Nut, a deusa do céu.
Reza uma história africana, originária de Ketu, que no início de tudo havia o Orum, o espaço infinito, e lá vivia o deus supremo Olorum. Certo dia, Olorum criou uma imensa massa de água, de onde nasceu o primeiro orixá: Oxalá, o único capaz de dar vida. Olorum mandou Oxalá partir e criar o aiyê, o mundo.
História. A ideia do exu de Umbanda deriva do orixá de mesmo nome, no Candomblé, que era considerado o mensageiro dos demais orixás. Sua identificação histórica com o diabo cristão se estabeleceu não por conta de suas características funcionais, mas devido a aspectos de sua aparência.
Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), na religião iorubá e nas afrodescendentes, é o ser supremo, que vive numa dimensão paralela à nossa, conhecida como Orum. Por isso, também é aclamado como Olorum (Olórun), Senhor do Orum. É o Criador do Orum e do Aiê, o universo conhecido ou ainda desconhecido por nós.
1) Na história de matriz Africana, do povo Yoruba, Olorum ensinou que: a) A verdade não existe; b) Ninguém é dono da verdade; ... d) A verdade é como ela é.
Os umbandistas acreditam em um único deus (OLORUM) que é o criador de tudo e de todos, além disso reverenciam entidades superiores (ORIXÁS), sendo que o principal é Jesus (OXALÁ).
Significado de Olorum substantivo masculino Deus criador do universo; segundo a mitologia Yorubá e algumas religiões de matriz africana, dono do Orum (firmamento) ou criador do Orum e do Aiye (céu e terra); Deus onipotente, criador de tudo e de todos.
Eles estão diretamente ligados aos elementos da natureza (água, ar, fogo e terra) e dominam energias capazes de movimentar o universo e a vida humana. Cada um tem personalidades, histórias e desejos. Assim como os homens, são movidos pelos sentimentos de amor, raiva, paixão, ciúmes, inveja, etc.
Os orixás estão ligados às forças da natureza, como a água, o ar, a terra e o fogo. Em equilíbrio, essas forças movem nosso destino. O espaço habitado pelos orixás chama-se orum e o mundo dos homens chama-se aiê. O grande pai responsável pela criação de todas as coisas é Olorum.
Oxóssi
Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor.
Exu era o irmão mais novo de Ogum, Odé e outros orixás. Era tão turbulento e criava tanta confusão que um dia o rei, já não suportando sua malfazeja índole, resolveu castigá-lo com severidade. Para impedir que fosse aprisionado, os irmãos o aconselharam a deixar o país.
Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão.
Qualidades de Ogum na Umbanda:
Falange de Ogum na Umbanda: Quais tipos de Ogun