Principais Elementos Radioativos
O polônio
Dentre os elementos químicos radioativos, destacam-se o urânio (U), o polônio (Po), o rádio (Ra) e o césio (Cs), os quais servirão como objetos de investigação do presente texto. ... O urânio encerra os elementos químicos naturais, isto é, a partir dele, todos os demais classificados na Tabela Periódica são artificiais.
A medicina nuclear utiliza materiais radioativos para fins diagnósticos e terapêuticos. Por meio de substâncias contendo baixas quantidades de radiação (radiofármacos), essa especialidade dá suporte à cardiologia, neurologia, hematologia, dentre outras áreas.
Sua vantagem é ter uma meia-vida curta (6,02 horas); assim, a emissão gama ocorre por um pequeno espaço de tempo, sem que haja danos significativos ao paciente.
Vantagens da energia nuclear: Não libera gases estufa. ... Desvantagens da energia nuclear: O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados. Mais cara, quando comparada a outras formas. Risco de acidentes nucleares.
A Medicina Nuclear é uma ferramenta de diagnóstico médico que, através de métodos seguros, não invasivos e praticamente indolores, permite formar um diagnóstico médico por imagem ou filmes que informam acerca do estado funcional dos órgãos do paciente.
A tomografia por emissão de pósitrons associada à tomografia computadorizada (PET/CT) com a utilização do radiofármaco fluoreto de sódio marcado com flúor-18 (NaF-18F) tem sido utilizada na avaliação de metástases ósseas em uma variedade de malignidades(4-6).
Indicações Gerais O PET, ou tomografia por emissão de prótons, é capaz de avaliar as alterações metabólicas no organismo antes das alterações anatômicas ocorrerem. Enquanto o CT, ou tomografia computadorizada, fornece informações anatômicas como tamanho, formato e localização no corpo.
Segundo especialistas, exames como a ressonância magnética e a tomografia computadorizada não têm o mesmo grau de precisão obtido com o PET-CT. Em 30% dos casos, após a realização do procedimento, o médico muda a forma de tratamento que vinha sendo empregada. Cada exame custa, em média, entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil.
O PET-CT é indicado em casos suspeitos de câncer, para análise do estágio de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejamento de radioterapia, para verificar a saúde de corações que já tenham sofrido infartos e para analisar a função cerebral em detalhes.
O exame de PET/CT junta essas duas imagens, a imagem precisa do corpo humano (da tomografia) e a imagem de onde está acontecendo o consumo de glicose (do PET). Isto mostra com precisão onde estão os tumores e pode ajudar o tratamento oncológico de várias maneiras.