Em termos de botânica, o esporófito pode ser definida como sendo a fase diploide, na qual o indivíduo é representante da fase das plantas e ciclo de vida apresenta alternância entre as gerações. Sobre o gametófito sabe-se que é o nome dado à geração haploide que produz gametas nas plantas.
Ciclo Haplodiplobionte: Também conhecido como Alternância de gerações, é o ciclo onde há um adulto diplóide (2n) e um adulto haplóide (n). O adulto diplóide (2n) produz esporos (n) por meiose, por isso o chamamos de esporófito (produtor de esporos).
Chama-se de gametófito a fase haploide das plantas cujo ciclo de vida apresenta alternância de gerações. O gametófito produz gametas que dão origem ao esporófito, uma planta diplóide multicelular que, por meiose, irá produzir esporos haploides, que darão origem a novos gametófitos.
O esporófito tem como função principal a produção de esporos, estruturas haplóides que são consideradas células reprodutivas e que, a partir delas, é possível formar o gametófito, outra estrutura presente nos indivíduos com alternância de gerações, que é responsável pela produção de gametas (estruturas haplóides).
Resposta. Gametófito é o nome dado a geração haplóide, produtora de gametas nas plantas.
O protalo desenvolve órgãos reprodutores masculinos, os anterídios, e femininos, os arquegónios. Em algumas destas plantas os anterídios e arquegónios encontram-se no mesmo protalo, enquanto noutras existem protalos distintos.
Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas. Os esporos, que são produzidos no esporófito em um processo de meiose, nada mais são que células capazes de dividir-se por mitose e originar um novo organismo multicelular haploide.
O esporófito produz esporângios onde, por meiose, se formam esporos haploides que dão origem ao gametófito, uma planta haploide multicelular que irá produzir gametas, assegurando assim a reprodução sexuada da espécie.
Resposta. sim , pois a fase dominante nas briófitas é o gametófito . Diferentemente das pteridófitas que possui como fase dominante o esporófito.
O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). Ele é utilizado em casos em que o organismo não conseguiria produzir anticorpos específicos a tempo de combater o agente invasor.
Que nome recebe a estrutura, presente no esporófito, onde os esporos são produzidos? Oosfera.
No esporófito possui uma haste e uma cápsula. No interior da cápsula formam-se os esporos. Quando maduros, os esporos são liberados e podem germinar no solo úmido. Cada esporo, então, pode se desenvolver e originar um novo musgo verde - a fase sexuada chamada gametófito.
Essa estrutura recebe o nome de cápsula. Esporófito, nos estudos botânicos, é a fase das plantas que possuem ciclo de vida com alternância de gerações.
Os ribossomos são estruturas não membranosas que atuam na síntese proteica e são encontrados tanto em células procariontes quanto em eucariontes.
A quebra da glicose ocorre para gerar ATP. Em organismos sem mitocôndria como bactéria, a respiração ocorre numa estrutura chamada mesossomo. Esse processo usa: glicose, oxigênio.
Ribossomos
Verificado por especialistas A estrutura presente em todo tipo de célula, tanto procarionte como eucarionte, é: Ribossomo.
Resposta. Explicação: A estrutura presente em todo tipo de célula, tanto procarionte como eucarionte, é: Ribossomo. Os ribossomos são estruturas formadas por RNA e servem para ler as fitas de RNA mensageiro e unir os aminoácidos trazidos pelas moléculas de RNA transportador, formando novas proteínas.
Os ribossomos são estruturas não membranosas que atuam na síntese proteica e são encontrados tanto em células procariontes quanto em eucariontes.
3. Quais das estruturas apresentadas abaixo são comuns no citoplasma de células procariontes e eucariontes....Citoplasma.
Quais das estruturas apresentadas abaixo são comuns no citoplasma de células procariontes e eucariontes.
A única estrutura comum aos procariontes e eucariontes é o ribossomo, considerada como a organela mais "antiga", em termos evolutivos. Já outras organelas, como mitocôndrias, cloroplastos e complexo de Golgi, são mais especializadas.
Quais seriam as estruturas ou organelas celulares responsáveis por tais processos essenciais à vida, indicados pelos números 1, 2, 3 e 4, respectivamente? 1 ponto Ribossomo, retículo endoplasmático, complexo de golgi e mitocôndria. Núcleo, membrana plasmática, citoplasma e ribossomo.
Resposta. São os lisossomos, organelas que possuem enzimas digestivas capazes de digerir componentes da célula e componentes extracelulares.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
Entre as organelas celulares existentes, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos.