EQST

Quais So As Reaçes De Adiço?

Quais são as reações de adição?

As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.

Qual o principal tipo de reação que pode ocorrer com alcenos?

São basicamente reações em que os elétrons da ligação pi (π) são compartilhados com átomos de outros elementos que são adicionados à molécula. ... Assim, a ligação dupla é desfeita e passa-se a ter no lugar uma ligação simples. Simplificadamente: adiciona-se um reagente à molécula orgânica.

Quais os tipos de reações que ocorrem com os alcenos?

Nas reações de adição em alcenos, ocorre o rompimento da ligação pi entre dois carbonos e a consequente adição de dois novos átomos ou grupos à cadeia....Os fatores que favorecem o rompimento de uma ligação pi são:

  • Uso de catalisadores;
  • Aquecimento;
  • Presença de um ácido no meio reacional.

Quais os tipos de reações que ocorrem com os alcanos?

As reações de substituição em alcanos podem acontecer por halogenação, nitração e sulfonação. Elas são influenciadas pelo tipo de carbono ao qual o hidrogênio está ligado.

Como é conhecida a hidrogenação de alcenos?

Esta reação de adição ocorre em alcenos e alcinos. Também podemos chamar esta reação de reação de Sabatier-Senderens. ... É muito conhecida na indústria química de alimentos, servindo de base para a produção de margarinas a partir de óleos vegetais.

O que é a hidrogenação?

Na reação orgânica de hidrogenação, ocorre a quebra de insaturações e a adição de um ou mais átomos de hidrogênio à molécula de hidrocarbonetos. A hidrogenação ocorre com hidrocarbonetos acíclicos insaturados, isto é, que possuem cadeias abertas com duplas ou triplas ligações, como os alcenos, alcinos e dienos.

Qual é a aplicação das reações de hidrogenação?

A hidrogenação catalítica é um dos processos químicos mais importantes dentro da indústria. É empregado na produção da gasolina artificial a partir do carvão e na produção de diversos produtos alimentícios, incluindo a margarina comercial.

O que a hidrogenação faz nas gorduras?

A hidrogenação de gorduras é uma reação química que consiste na adição de hidrogênio nas ligações duplas dos grupos acil insaturados. ... Na reação de hidrogenação, o hidrogênio gasoso, o óleo líquido e o catalisador sólido participam de um processo de agitação em um recipiente fechado.

Quais as consequências da hidrogenação de óleos?

A hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como “ácidos graxos trans” ou “gordura trans” (vocábulo = transversal que é resultado da reação química provocada pela adição do hidrogênio na gordura que ...

O que é a rancificação dos óleos e gorduras?

Rancificação é a oxidação completa ou incompleta ou a hidrólise de gorduras e óleos quando expostos ao ar, luz ou umidade ou por ação bacteriana, resultando em sabor e odor desagradáveis. ... Estas reações em geral conferem ao alimento um gosto ruim e um cheiro desagradável.

Qual a principal finalidade do processo de hidrogenação Na indústria de alimentos?

A hidrogenação é muito utilizada pela indústria alimentícia para aumentar o prazo de validade de óleos ou para produzir as gorduras vegetais hidrogenadas. A diferença entre os dois processos é o grau de hidrogenação.

Como funciona o processo de hidrogenação?

Hidrogenação é a reação química que ocorre quando uma molécula é obtida pela adição de hidrogênio a uma cadeia carbônica insaturada (aquela que contém dupla ou tripla ligação) normalmente na presença de um metal catalisador como níquel , platina ou paládio e dando origem a um alcano 9 .

Por que a indústria de alimentos iniciou o processo de hidrogenação dos óleos vegetais?

A hidrogenação de óleos é feita pela indústria de alimentos, pois aumenta o prazo de validade dos produtos, é mais fácil de ser transportada após esse processo, auxilia na forma e textura dos alimentos, reduz custos e não precisa de um ambiente específico para ser estocada e armazenada.

O que é o processo de Rancificaçao?

substantivo feminino Decomposição ou alteração de uma substância gordurosa que, em contato com o ar, passa a possuir um cheiro desagradável e um gosto acre: rancificação de óleos e gorduras.

O que causa o ranço?

Sendo o mais comum, esse tipo de rancificação – também conhecido como oxidação lipídica – é causado pela ação do oxigênio nos alimentos. Nesse caso, uma série de reações complexas acontecem entre o O2 atmosférico e as gorduras presentes nos produtos, ocasionando o ranço.

O que é rancificação oxidativa?

A rancidez oxidativa ocorre em lipídios contendo ácidos graxos insaturados, que podem sofrer oxidação formando aldeídos, cetonas, ácidos, alcoóis e hidrocarbonetos, os quais identificam o fenômeno da rancidez, que representa importante causa de rejeição de produtos pelo consumidor, podendo provocar alterações na sua ...

Quais fatores são importantes para que ocorra a Rancidez oxidativa?

Fatores que contribuem para a rancificação oxidativa A presença de ácidos graxos livres, metais, oxigênio, pigmentos fotossensíveis, são fatores que contribuem para o aumento da velocidade da oxidação.