camada de transporte: TCP, UDP, RTP, DCCP, SCTP; camada de rede: IPv4, IPv6, IPsec, ICMP; camada de ligação física: Ethernet, Modem, PPP, FDDi.
A camada de transporte reúne protocolos de transporte end-to-end entre máquinas, isto é, uma entidade (hardware/software) que utilize os protocolos desta camada só se comunica com a sua entidade destino, sem comunicação com máquinas intermediárias na rede, como pode ocorrer com as camadas inferiores.
Protocolos da Camada de Transporte A camada de transporte é responsável por estabelecer uma sessão de comunicação temporária entre dois aplicativos e fornecer dados entre eles. ... A camada de transporte proporciona a segmentação de dados e o controle necessário para reagrupar esses pedaços em vários fluxos de comunicação.
Embora seja comum o uso do termo "Pacote" para todas as informações trocadas numa rede, este termo só deve ser aplicado para as PDUs de camada 3 (Rede). Em algumas camadas do modelo OSI são dados nomes específicos para as PDUs: ... Camada de transporte: "SEGMENTO" ou "DATAGRAMA" .
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
O TCP, número 6 do protocolo IP, é um mecanismo de transporte "confiável", orientado à conexão e que fornece um stream de bytes confiável, garantindo assim que os dados cheguem íntegros (não danificados e em ordem).
O TCP/IP. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação. O nome vem de dois protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). ... As camadas mais acima recebem informações e as distribui para as camadas inferiores, atribuindo a cada uma delas a função que exercerá durante a comunicação./span>
O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN)./span>
Janelamento: Controle de fluxo fornecido pelo TCP, que regula a quantidade de dados que é enviada durante um determinado período de transmissão. O tamanho da janela determina a quantidade de dados que pode ser transmitida de uma vez, antes que o destino responda com uma confirmação.
No TCP, o protocolo da janela deslizante é usado para envio de arquivos de dimensão superior ao pacote (Max ≈ 64KB). ... O emissor envia um número de pacotes w que representa o tamanho da janela, ou seja, o número de pacotes que podem ser enviados sem qualquer ACK do receptor./span>
Um programa/aplicação que uso o TCP são os gerenciadores de FTP (File Transfer Protocol), como o FileZilla, pois precisam garantir a integridade do recebimento/envio do arquivo, o que é proporcionado pelo TCP./span>
O cabeçalho TCP inclui um campo de 16 bits chamado de tamanho da janela. Esse é o número de bytes que o dispositivo destino de uma sessão TCP pode aceitar e processar ao mesmo tempo. O tamanho de janela inicial é acordado durante a inicialização da sessão por meio do handshake triplo entre a origem e o destino.
O controle de fluxo é dado fim-a-fim entre os hosts transmissor e receptor, para evitar que o transmissor sobrecarregue o buffer do receptor. Já o controle de congestionamento é evitar o congestionamento da rede IP.
Portas Registradas 1024 – 49151 Podem ser registradas somente por empresas junto da IANA. Portas Dinâmicas 49152 - 65535 Não são controladas nem registradas, podem ser utilizadas por qualquer processo.
nslookup é uma ferramenta comum ao Windows e ao Linux e utilizada para se obter informações sobre registros de DNS de um determinado domínio, host ou ip. ... O comando executa neste modo quando o primeiro argumento é o endereço ou o nome de um servidor de domínio do qual serão mostradas as informações.
O TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento. Já o UDP dispensa esses bits de controle. Pode se dizer que o TCP é orientado a conexão através do seu Acknowledgment e o UDP não, uma vez que não é criada uma conexão, há apenas o envio direto de dados./span>