A classificação dos elementos na Tabela Periódica é feita em cinco grupos: metais, semimetais, ametais, gases nobres e hidrogênio.
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
A metodologia constitui num jogo de cartas no qual abrange conteúdo o conteúdo tabela periódica. A regra consiste em encaixar em um tabuleiro vazio em forma de tabela periódica,cartas contendo o símbolo e algumas informações do determinado elemento químico, fazendo assim a construção da tabela.
A origem da Tabela Periódica remonta ao século XIX e teve a participação de grandes cientistas, cujo objetivo principal era identificar, prever e utilizar suas características.
A importância das tabelas e dos gráficos está ligada, sobretudo, à facilidade e agilidade na absorção e conhecimento dos dados por parte do leitor e também às diversas maneiras de ilustrar e resumir as informações apresentadas.
A versão mais recente da tabela, utilizada pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), é composta por 118 elementos químicos. Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim.