Consciente ou inconscientemente, todo homem segue uma determinada ideologia, pois procura um ideal para a vida. As relações com nossa família, com a escola e a religião, nos permitem entrar em contato com as primeiras ideias e valores que formam a sociedade, nos preparando para o convívio social.
A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisão e de diferenças naturais entre os seres humanos.
A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que ...
A ideologia como visão de mundo é a interpretação da realidade social e do mundo a partir dos valores, conceitos e dogmas de determinada ideologia, de modo que ela fosse como um "óculos" que filtra a percepção do indivíduo sobre o mundo.
Origem. O termo "ideologia de gênero" surgiu primeiro em textos doutrinários da Igreja Católica em meados da década de 1990, escritos pelo então cardeal e futuro papa Bento XVI, o alemão Joseph Ratzinger.