Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.
O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. ... Naqueles tempos, Epicuro percebeu que as pessoas eram muito supersticiosas e haviam se afastado da verdadeira função das religiões e dos deuses.
- A principal característica da filosofia epicurista é a busca da felicidade através dos prazeres sexuais, porém com equilíbrio. ... - Como a morte é vista com um empecilho para a conquista da felicidade, o indivíduo deve ser indiferente a ela. De acordo com o epicurismo, a morte é o maior medo dos seres humanos.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de ...
Para os estoicos nós deveríamos apenas concentrar esforços naquilo que nós realmente podemos controlar, que são nossos pensamentos, escolhas e ações. Nada fora disso pode ser controlado, e por tentar fazer isso é que sofremos.
A filosofia estoica, com Zenão, seguiu o sentido aristotélico, considerando a apatia para expressar um estado de espírito ideal caracterizado pela natural aceitação dos acontecimentos, sem reações emotivas. Para o estoicismo, a apatia define-se como ausência de paixão e permite a liberdade, mesmo sendo escravo.
Para o estoicismo, a realidade é algo inteiramente racional, sendo todos os acontecimentos, como a simples queda da folha de uma árvore ou uma atitude humana, o resultado necessário de uma longa cadeia de causas e efeitos. Assim, os estoicos rejeitam o acaso e entendem que nada escapa ao destino.
O epicurismo é uma escola filosófica fundada por Epicuro (341 – 271 a.C.), sendo que defendia a busca do prazer moderado como de forma de se atingir um estado de tranquilidade (ataraxia) e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento (aponia) – sofrimento este tanto corporal quanto psicológico –; sendo ...