As atividades rítmicas e expressivas fazem parte das manifestações culturais ligadas ao corpo, a expressão e a comunicação através de uma linguagem.
Separando as Regiões Brasileiras temos as seguintes manifestações rítmicas ou danças regionais a seguir:
Sabemos que, nas diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de dançarinos de streetdance.
Ritmo Vital: Subordinado ao ritmo biológico que rege nosso organismo. Ritmo Ultradiano: células cerebrais, coração, pulmões. Ritmo Circadiano: Sono, metabolismo, fome, sede, temperatura.
A palavra ritmo, do grego Rhytmos, significa “aquilo que flui, aquilo que se move.” Conforme Artaxo (2003), o organismo do homem funciona de forma ritmada, podendo este ser determinado pela pulsação, pela tensão x relaxamento muscular (fisiologia) e pelo controle emocional.
O núcleo supraquiasmático (NSQ), localizado no hipotálamo, é uma das principais partes do cérebro responsáveis pelo controle do ciclo circadiano.
Resposta. Resposta: Para este autor, a composição do ritmo não é destacada apenas pelo “tempo”, mas também pela “acentuação”, elemento percebido como “muito forte”, ou seja, pela velocidade. Então, o ritmo no movimento acontece por meio de uma ação do músculo no “tempo” da “acentuação”.
Ciclo Circadiano ou Ritmo Circadiano é conhecido popularmente como relógio biológico, aquele que nos indica o horário de acordar, dormir, que nos dá fome perto do horário das refeições e nos deixa um pouco desorientados quando viajamos para países com fuso horário diferente.
Resposta: Ritmo: Os movimentos corporais podem ser realizados, seguindo o ritmo marcado pela voz, pelo batimento das mãos ou pés, por instrumentos de percussão ou pela música. ... A Expressão Corporal recorre a uma combinação de diferentes elementos do movimento, organizados em 3 grandes vertentes.
O ciclo circadiano humano é controlado pelo hipotálamo, uma região do cérebro que recebe sinais sobre luz e escuridão, captados pela retina nos olhos, e estabelece os padrões de sono e vigília ao longo do dia.
- Acorde 2 a 3 horas mais cedo que o habitual e pegue sol ao ar livre pela manhã. - Tome café da manhã assim que possível. - Pratique exercício físico apenas pela manhã. - Almoce na mesma hora todos os dias e não coma nada depois das 19h.
O ciclo circadiano também exerce influência em nossa pressão arterial, no nosso apetite, na temperatura do nosso corpo, e nos hormônios que produzimos e liberamos na corrente sanguínea. A partir disso, o ciclo tem influência direta sobre nosso metabolismo e como nos comportamos durante os períodos do dia.
Resposta: caracteriza-se por mudanças físicas, mentais e comportamentais que se dão nas pessoas no período de um dia. Ele responde principalmente (mas não só) à luz e às trevas no ambiente de um organismo. Dormir à noite e estar acordado durante o dia é um exemplo de ritmo circadiano relacionado à luz.
Quando a luz do sol entra pela janela do seu quarto, seu organismo entende que é o momento de se levantar e começar as atividades do dia. Da mesma forma que as baterias de lítio alimentam o despertador do seu celular, a luz do sol comanda o seu relógio biológico.