As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
A agenda 21 é composta por 40 capítulos, divididos em quatro seções, os temas abordados por esse documento são: dimensão social e econômica. pobreza. consumo.
A Agenda 21 Brasileira tem por objetivo instituir um modelo de desenvolvimento sustentável a partir da avaliação das potencialidades e vulnerabilidades de nosso país, determinando estratégias e linhas de ação cooperadas ou partilhadas entre a sociedade civil e o setor público.
O que se busca a partir da Agenda 21 é a implantação global de um modelo de desenvolvimento sustentável, tentando aliar preservação ambiental, questões sociais e crescimento econômico. A conciliação desses itens não é tarefa fácil, especialmente nas sociedades capitalistas que visam apenas o lucro.
Os conceitos chaves da agenda 21 são a cooperação e parceria, educação e desenvolvimento individual, equidade e fortalecimento dos grupos socialmente vulneráveis, planejamento,desenvolvimento da capacidade institucional e informação.
Nesse sentido, a Agenda 21 é um programa a ser posto em prática ao longo do século 21, em todas as áreas onde a atividade humana incide de forma prejudicial ao meio ambiente. Já a Agenda 2030 corresponde às ações necessárias que devem ser realizadas até o ano de 2030 deste século 21.
Desses seis indicadores, três fazem parte da dimensão ambiental e três da dimensão social, respectivamente: Uso de Fertilizantes; Uso de Agrotóxicos; Destinação Final de Lixo; Doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado; Taxa de Alfabetização; Coeficiente de mortalidade por acidentes de transporte.
Dimensão ambiental Essa dimensão diz respeito aos aspectos concretos das limitações dos recursos naturais do planeta Terra. As atividades humanas sempre dependeram dos fenômenos naturais e das capacidades do planeta. Por isso, deve-se respeitar a dimensão ambiental (ou ecológica) da Sustentabilidade.
A Dimensão Ambiental surgiu com o objetivo de oferecer soluções ambientalmente adequadas e economicamente viáveis aos seus clientes, buscando sempre o atendimento a legislação ambiental. ... O mercado de hoje exige empresas ambientalmente responsáveis que sabem quais os impactos de suas escolhas no meio ambiente.