Você sabia que suas unhas podem revelar pistas para a sua saúde geral? Um toque de branco aqui, uma tonalidade rosada ali, ou algumas ondulações ou solavancos podem ser um sinal de doença no corpo. Problemas no fígado, nos pulmões e no coração podem aparecer em suas unhas.
A deficiência de algumas vitaminas e minerais, vitamina A, B e zinco, também podem levar a alterações nas unhas, inclusive aparecimento de ondulações, o que deixa a unha com aspecto enrugado. Além disso, pode ser verificada a presença de linhas brancas na superfície da unha, cutícula grossa e unhas mais fracas.
Com uma lixa polidora (daquelas de bloquinho ou as com 3 ou 4 faces) faça movimentos circulares suavemente. Atenção para o suavemente. Essas lixas não são aconselháveis, ainda mais para unhas fracas – já que elas retiram parte das unhas – mas para nivelar, é uma boa alternativa.
Essas linhas são um dos sinais mais comuns nas unhas das pessoas e têm também um significado especial a respeito da saúde. Especialistas dizem que elas podem indicar níveis baixos de proteína e até mesmo doenças em órgãos como os rins e o fígado. As linhas também são comuns em pessoas que fazem quimioterapia.
O que é uma estria de unha? Uma estria de unha é, na sua forma mais simples, uma depressão na unha. Esta depressão, muitas vezes acompanhada por manchas ou linhas brancas, pode parecer irregular, acidentada ou elevada ao toque e pode acontecer com os dedos das mãos e dos pés.
1 – Unhas com estrias ou sulcos Já os sulcos, ou partes fundas nas unhas, deformam e deixam marcas mais visíveis. Os dois podem acontecer pelo envelhecimento ou pela genética de cada pessoa. Mas, a causa mais comum é a deficiência na absorção de vitaminas pelo corpo.
A cor roxa pode indicar doenças renais, cardíacas ou doenças infecciosas graves, tais como: - Insuficiência adrenal crónica (um distúrbio hormonal devido ao mal funcionamento de glândulas próximas aos rins);
Manchas nas unhas podem sinalizar que alguma coisa não vai bem com a sua saúde. A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
Principais sintomas
Os sinais normais e sem risco de câncer, geralmente apresentam uma coloração marrom, sem grandes alterações na cor. Já os sinais de melanoma, apresentam normalmente cores mais escuras ou até uma mistura de várias cores, como preto, azul, vermelho ou branco, por exemplo.
Uma regra adotada internacionalmente é a do “ABCDE” que aponta sinais sugestivos de tumor de pele do tipo melanoma: Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra; Bordas irregulares: contorno mal definido; Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);