Como é feito o antibiograma Para realizar o antibiograma, o médico irá solicitar a coleta do material biológico como sangue, urina, saliva, catarro, fezes ou células do órgão contaminado por microrganismos.
Se uma bactéria sofre a ação de um antibiótico, esta diz-se sensível; se pelo contrário, o antibiótico não exerce qualquer efeito sobre a bactéria esta diz-se resistente. A resistência pode ser natural ou adquirida (por exemplo, pela transferência de plasmídeos ou por ocorrência de mutações).
Esse teste também é conhecido como Antibiograma, difusão em disco ou ainda teste de suscetibilidade Kirby-Bauer. A finalidade do método consiste em testar se a bactéria em análise é sensível a determinados antibióticos.
O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966 por Bauer e Kirby. É um dos métodos de sensibilidade mais simples e confiáveis. É realizado dispensando os discos de antimicrobianos sobre a placa de ágar após a aplicação do inóculo bacteriano com aproximadamente 1 a 2 x 10 UFC/mL.
Mecanismo de ação e resistência A oxacilina atua ligando-se a proteínas-ligadoras de penicilinas (PBPs), inibindo a síntese de componentes da parede celular bacteriana. Diferente do que acontece com as penicilinas naturais, a resistência à oxacilina não é devida à ação de beta- lactamases.