Por isso, a ginástica acrobática é caracterizada pelos movimentos mão contra mão para execução de exercícios de equilíbrio, saltos e voos (projeção do ginasta).
Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical, sobre um tablado de 12m x 12m, devem ser perfeitamente sincronizados com a música e exige-se dos ginastas uma expressão corporal e facial harmoniosa.
Categorias e componentes
Suas competições dividem-se em duas submodalidades, vistas pela FIG como modalidades diferentes e de igual importância às outras cinco: WAG (feminina) e MAG (masculina), com regras e aparelhos distintos.
A ginástica acrobática destaca-se pela beleza dos exercícios executados em solo, acompanhados de música. Ela é dividida nas seguintes categorias: dupla mista, dupla feminina, dupla masculina, grupo feminino (composto por 3 ginastas) e grupo masculino (composto por 4 ginastas).
Na GAM, os ginastas disputam em seis aparelhos: solo, barra fixa, cavalo com alças, argolas, barras paralelas e salto sobre a mesa; já na GAF, a disputa é nos seguintes aparelhos: solo, trave, salto sobre a mesa e barras paralelas assimétricas.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas e Barra-Fixa.
Ginástica Olímpica