Embora esse movimento de independência iria continuar seu processo político, os 7 países que foram criados como um resultado das guerras de independência hispano-americanas foram:
Verificado por especialistas. No processo de Independência da América Espanhola a maior parte dos grupos sociais coloniais participaram das lutas de independência; nativos indígenas, negros, mestiços e criollos.
Os crioulos começaram a assumir papéis ativos na economia, especialmente nas produções mineira e agrícola, e assim começaram a ficar descontentes pelas barreiras comerciais impostas pelas políticas mercantilistas da coroa Espanhola.
As colônias da Inglaterra, naturalmente, foram enxergadas como “fontes para alimentar o processo industrial inglês”, conforme definiu o historiador Leandro Karnal. |1| Além disso, ao longo do século XVIII, a Inglaterra envolveu-se em uma série de conflitos que aumentaram o peso dos impostos para os colonos.
As colônias inglesas do norte tinha sua economia voltada para subsistência, mercado interno e trabalho livre. O sul era monocultura, voltada para exportação e mão de obra escrava africana.
Os colonos da América estavam insatisfeitos com a Inglaterra por causa dos impostos, por medidas governamentais que viam como tirânicas e ofensivas e pela intervenção cada vez maior da Inglaterra na vida colonial.