As características individuais e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, tais como a personalidade, gênero, idade, etnia, atividades de vida diária, ambiente, temperatura e até mesmo a saúde mental.
A corporeidade tem um grande objetivo na educação infantil que é estimular o desenvolvimento corpo-mente da criança e o principal despertar a criatividade no aluno. A mesma tem um grande conhecimento, em que o mesmo tem um significado para a criança durante a sua infância.
Partindo dessa perspectiva epistemológica, fundamenta-se o conceito de corporeidade, o qual permite compreender o ser humano em quatro dimensões indissociáveis: físico-motora, afetiva-relacional, mental-cognitiva e sócio-histórico-cultural.
Neste trabalho você irá conhecer alguns dos principias distúrbios da corporeidade: Anorexia, Vigorexia e Corpolatria.
Trata-se de algo que transcende a imagem corporal, pois rompe com uma lógica que coloniza a corporeidade experimentando outras formas de sentir e viver o mundo. É expressão da negritude, entendida aqui enquanto reabilitação dos valores e culturas negadas (MUNANGA, 2009, p. 20 apud GOMES, 2017, p.
A disciplina Corporeidade e Motricidade Humana tem a finalidade de analisar as vivências da corporeidade ao longo da história, por meio da identificação dos paradigmas científicos e das teorias que influenciam suas diversas concepções de corpo, trazendo à tona o discurso da corporalidade e a vivência das possibilidades ...
Portanto, acredita-se que uma maneira de trabalhar a corporeidade é utilizando-se da ludicidade – prazer, alegria e diversão, onde o aluno consiga expressar-se e comunicar-se corporalmente.
A alma é, segundo a definição mais geral que Aristóteles nos apresenta, a forma de um corpo orgânico. Tal como uma forma, uma alma é um acto de um tipo particular. Neste ponto, Aristóteles introduz uma distinção entre dois tipos de acto.
A grande contribuição do conceito de corporeidade é, em nosso entender, devolver os corpos ao mundo, é percebê-los como construção, como espaço da liberdade humana de autoconstituir-se.
Neste comportamento é expresso ao mesmo tempo uma consciência (compreensão) corporal. ... Nesse sentido, o conceito de cultura de movimento refere-se às relações existentes entre essas formas de se movimentar e a compreensão de corpo de uma determinada sociedade, comunidade, de uma cultura.