A diferença entre mitose e meiose está no fato de que, apesar de serem processos de divisão celular, elas geram um número diferente de células-filhas, as quais também possuem uma quantidade distinta de cromossomos. ... Na mitose, vemos ainda a formação de duas células-filhas; já na meiose, quatro.
A mitose e a meiose possuem várias características em comum, como o enovelamento máximo dos cromossomos, migração dos mesmos para os polos das células e a divisão do citoplasma celular. As diferenças também são muitas e entre elas podemos destacar o comportamento dos cromossomos na anáfase.
A segregação de cromátides irmãs e o alinhamento dos cromossomos na placa equatorial são eventos que ocorrem tanto na meiose quanto na mitose. A divisão celular é o processo responsável pela formação de novas células.
A Prófase meiótica I é subdividida em cinco (5) fases – Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese.
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
Prófase. A prófase é a fase mais longa da mitose. ... Enquanto os cromossomos estão se condensando, o nucléolo começa a se tornar menos evidente, desaparecendo ao final da prófase. O desaparecimento do nucléolo está relacionado ao fato de cessar a síntese de RNA nos cromossomos.
06. (UNISA-SP) Quando se inicia a mitose, os cromossomos começam a se condensar: a) Já estando duplicados desde a interfase precedente, sendo que o máximo de condensação é observado na metáfase.