Na física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo.
Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico. Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história.
O tempo, como produção humana, é uma ferramenta da História, visível em instrumentos como o calendário e a cronologia. ... Espaço é um conceito histórico que nos da uma representação onde os fatos aconteceram, Este pode se definir como a porção do planeta onde se desenvolvem as atividades do homem no seu cotidiano.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
Intelectual grego nascido no século V a.C é considerado o "Pai da História" A primeira vez que a palavra 'história' aparece como título de uma obra é com Heródoto, geógrafo e historiador grego que nasceu no século V a.C. na Ásia Menor (hoje Turquia), então dominada pelos persas.
Heródoto
O profissional de História é responsável pela compreensão, análise e interpretação de figuras históricas, utilizando o atual contexto social para reconstrução do acontecimento, ou seja, o seu trabalho vai muito além da memorização de datas e nomes.
Em ambos os casos, o formado em História pode trabalhar em museus, arquivos históricos, ONGs, centros de memória cultural, institutos de pesquisa, consultorias para produções que necessitam de apoio histórico (de TV ou cinema, por exemplo) e editoras de livros didáticos.
Assim, pode-se dizer que você, eu, sua professora, seus parentes, os artistas, os políticos, a Igreja e o Exército, todos nós, portanto, somos sujeitos da História.
É através da educação que nos fazemos humanos e históricos, como autores no modo de refletir sobre a realidade, sobre o mundo e sobre nós mesmos (condição de sujeito). Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingui sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social.
O trabalho do historiador da ciência era descrever uma área do conhecimento já bem estabelecida, geralmente a Astronomia, Física ou Química, demonstrando a transformação dos métodos, conceitos e processos de descoberta científica através de seus aspectos racionais.
Entre exemplos examinados, os filósofos Kant, Voltaire e Hegel são enfatizados; entre as teorias da história, consideraremos os três principais paradigmas historiográficos do século XIX: o Positivismo, o Historicismo e o Materialismo Histórico.
No final do século 19 surgiu, baseado em um conjunto de normas metodológicas --influenciadas pelo positivismo e pelo historicismo--, a disciplina da historiografia. Antes deste período as investigações eram feitas sem um corpo de regras comuns a todos os pesquisadores, quando existia alguma regra a ser seguida.
No século XIX, muitas ciências foram sistematizadas, recebendo um tipo de configuração (procedimentos metodológicos, formas de investigação etc.) que as tornaria respeitáveis. A sociologia e a antropologia são exemplos dessas ciências. ... O que chamamos de ciência da história desenvolveu-se, propriamente, no século XIX.
A noção da História enquanto área do conhecimento humano nasce na Grécia Antiga. Para os antigos gregos o homem enquanto indivíduo é mortal, ou seja, finito Page 3 39 neste mundo, mas pode se eternizar a partir de feitos relevantes, dignos de serem registrados e transmitidos às gerações vindouras.
A História divide-se em quatro períodos: Idade Antiga – A Antiguidade compreende-se de cerca de 4 000 a.C. até 476 d.C., quando ocorre a queda do Império Romano do Ocidente.
A historiografia tradicional considera que a História tem início com o desenvolvimento da escrita, que aconteceu cerca de 4.