Cuidados com o solo. Quando o solo não apresenta condições necessárias à agricultura ou quando se deseja melhorar as suas condições, alguns cuidados devem ser tomados, como adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem.
Verificado por especialistas Com o tempo, eles passaram a ser adubado, de maneira a aumentar a fertilidade dos mesmos. Mais recentemente, passou-se a utilizar a adubação verde em alguns casos (como uso de leguminosas) e adubos químicos (reutilização das instalações e fábricas que produziam armas químicas).
O ideal é aplicar adubo, químico ou orgânico, após chuva de boa intensidade ou irrigação. O solo molhado permite o deslocamento dos nutrientes até as raízes e sua adequada absorção. Aplicar adubo com o solo seco é desperdício: os nutrientes não são aproveitados pela planta e o produtor acaba tendo prejuízo.
Quando o solo está encharcado, é indicado que se faça uma drenagem. O solo encharcado traz diversos prejuízos às plantas que ali se encontram porque a alta saturação de água não deixa as raízes se desenvolverem, afetando a captação de nutrientes pela planta, além de causa uma degeneração das raízes.
Um solo coberto por resíduos vegetais é mais úmido, uma vez que eles dificultam a troca de água do solo com o ar. Dessa forma, o plantio direto pode ser outra estratégia eficiente na hora de contornar a seca, uma vez que permite a manutenção dos níveis de água no solo mesmo em períodos de pouca chuva.