Com o objetivo de fornecer dados e informações estratégicas e de atender a Política Agrícola, instituída pela Lei n° 8.171 de 17/01/1991, a Conab tem a responsabilidade de realizar o levantamento e avaliação das safras brasileiras de grãos, fibras, café e cana-de-açúcar. Por meio deles, são gerados as Tabelas de Dados e os Boletins de Levantamento e Avaliação de Safras, que contêm as avaliações por cultura para as diferentes unidades da federação, as quais são compostas por análises fitotécnicas e econômicas, área plantada, produtividade, produção, monitoramento agrícola, prognóstico climático, suprimento, demanda e análise de mercado.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja da temporada 2021/2022 foi de 124,05 milhões de toneladas.
Contudo, o avanço dos estudos na área e o emprego de diversas tecnologias agronômicas, tais como defensivos, plantio direto na palhada, seleções genéticas de mudas e sementes, além da nutrição das plantas, permitiram o cultivo mesmo em condições menos favoráveis. Devido a isso, a safrinha ganhou bastante espaço no agronegócio.
Afinal, como todo produtor sabe, solo sem atividade agrícola significa perda de dinheiro. Então, além de evitar o prejuízo do solo em repouso, a safrinha contribui para ter ganhos ainda maiores no agronegócio.
Dessa forma, o plantio na entressafra se desenvolveu tanto que, em 2011, o milho safrinha representou 50% da produção nacional dessa cultura. Em 2020, a colheita do milho safrinha atingiu 93,6% no Brasil.
" title="Atuação " />
No entanto, também há outros plantios, como o sorgo, pois tem um ciclo de aproximadamente 110 dias e gera retornos rápidos ao produtor. Conforme comentamos, o milho safrinha deixou de ser um coadjuvante na agricultura.
Contudo, além desse ponto de vista, nossa agricultura também tem capacidade para gerar ótimos números de superávit. Isto devido ao fato de que estamos próximos dos cem bilhões de dólares na balança comercial.
Entretanto, a importância da safra agrícola também está ligada à geração de renda. Afinal, pequenos e grandes produtores rurais têm papel de destaque em relação aos baixos índices de inflação das décadas recentes.
O método de trabalho segue uma metodologia específica, com finalidade de garantir a confiabilidade e a consistência dos dados e informações. As Tabelas de Dados e os Boletins de Levantamento e Avaliação de Safras são produzidos visando aos princípios da tempestividade, acessibilidade, continuidade e transparência. O trabalho relacionado à safra de grãos e fibras é realizado mensalmente, enquanto que para os de café e cana-de-açúcar tem periodicidade quadrimestral.
O período de safra é de fundamental importância para os produtores rurais, uma vez que é nesse momento que a lavoura pode gerar maior rentabilidade, sendo essencial para a sanidade dos negócios agrícolas.
Se a safra equivale a data de plantio, a entressafra se refere ao intervalo de tempo entre o pós-colheita e o início de um novo plantio. Normalmente, nessa época, as condições climáticas não são tão favoráveis à cultura principal.
Como você conferiu, uma safra é vital para manter o motor da economia e agronegócio nacionais ligados. Porém, você sabe o conceito do termo entressafra?
Com o passar do tempo, as técnicas de cultivo foram aprimoradas, e muitas regiões onde nada era semeado, na entressafra, passaram a ter a rentabilidade duplicada por conta da safrinha.
A demanda chinesa por nosso algodão, bem como a quebra da safra argentina, também elevaram os valores de nossas principais commodities. Da mesma forma, o café registrou recorde nas toneladas colhidas, com cerca de trinta por cento a mais.
O agricultor que deseja atingir a máxima produtividade de sua lavoura precisa observar o período de safra, para que o plantio e a colheita sejam realizados sob condições ideais.
Em geral, a produção agrícola se desenvolve durante um ano. No entanto, esse período nem sempre coincide com o calendário normal. Então, dependendo do tipo de cultura, o ano aos agricultores inicia em qualquer mês.
Logo após a primeira colheita, vem a segunda safra ou a safrinha. A produção brasileira é muito voltada para o milho safrinha, mas o crescimento do plantio de algodão safrinha tem se intensificado nos últimos anos.
Portanto, o agricultor tem em mãos essas estratégias de plantio, ou seja, optar por uma safra em período “normal”, deixar o solo descansar, na entressafra e ainda optar pela safrinha. Mas, como isso é possível?
Como definição, elas são os períodos que estão compreendidos entre as fases de preparo do solo e colheita de determinada cultura. Como grande benefício, elas ainda ajudam a planejar melhor o setor do agronegócio.
O Brasil é o quinto maior produtor de algodão do mundo, sendo esse produto uma opção muito de semeadura da segunda safra (logo após a colheita da soja),muito utilizada nos últimos anos. Principalmente na região do centro-oeste.
Portanto, vemos que lidar com a sazonalidade do negócio agrícola é fundamental para produtores rurais e distribuidores de insumos que queiram ter uma saúde financeira sólida.
Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro. A colheita é normalmente feita em janeiro (mas veria conforme o ano agrícola),antes do início da safrinha.
A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo.
Isso resulta numa produção que passa dos vinte bilhões de reais. Já no caso do algodão, ele bateu uma marca histórica, atingindo valor de produção de doze bilhões de reais e mais cinco milhões de toneladas.