Um dos grupos mais importantes funções orgânicas é aquele que contém oxigênio em sua composição química.
Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.
As funções nitrogenadas são compostos orgânicos que, além do carbono e hidrogênio, possuem na composição átomos de nitrogênio. Em casos específicos, ainda podem ter oxigênio. Essas funções são classificadas em diferentes formas, sendo as principais: aminas, amidas, isonitrilos, nitrilas e nitrocompostos.
Os ésteres estão presentes nas ceras produzidas por plantas e animais, para reduzir a perda de água, nas essências das frutas, em produtos alimentícios artificiais e em medicamentos e biocombustível. Podem ser formados por esterificação, em que os reagentes são um ácido carboxílico e um álcool.
O metanol é usado como matéria-prima do formaldeído (usado na produção do formol), como solvente em processos de obtenção de produtos de origem animal e vegetal, como solvente de tintas e vernizes, em perfumaria (com o nome de essência colonial), na produção de biodiesel, no preparo de medicamentos e, principalmente, ...
O metanol também é usado no biodiesel, um tipo renovável de combustível produzido a partir de plantas ou gorduras animais que podem ser usadas no lugar ou misturadas ao combustível convencional. O metanol ocorre naturalmente em muitos alimentos, incluindo frutas e legumes.
O preço médio do galão (3,6 litros) do metanol para entrega neste mês de maio é de US$ 1,50, segundo a Methanex, empresa especializada nesse produto da petroquímica que concorre com o etanol como reagente na fabricação do biodiesel.
Obtenção. A obtenção do metanol pode ser feita através da destilação de madeiras, da reação de uma mistura de gases (reação do gás de síntese) ou, ainda, da cana-de-açúcar. Inicialmente era obtido apenas pela destilação da madeira, motivo pelo qual ficou conhecido como álcool da madeira.
O modo como é produzido o Etanol pode ser realizado de diferentes formas, sendo a mais comum e conhecida: a fermentação de açúcares. Eles, por exemplo sacarose, glucose e frutose, são encontrados em vegetais como milho, beterraba e cana-de-açúcar – essa, a principal matéria-prima do etanol no Brasil.
Destilação: Estando o etanol misturado ao vinho fermentado, o próximo passo é separá-lo da mistura. Nesse processo, o líquido é colocado em colunas de destilação, nas quais ele é aquecido até se evaporar. Na evaporação, seguida da condensação (transformação em líquido), é separado o vinho do etanol.