PRINCÍPIOS DA BIOSSEGURANÇA O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
Como garantir a biossegurança em laboratórios clínicos?
Os desafios na adoção de normas de biossegurança Um exemplo é a higienização incorreta das mãos, que pode ser a porta de entrada para inúmeras infecções e doenças. Outro desafio comum nas instituições é a falta de disseminação da informação para todos os setores.
As Bacterioses, que são as doenças causadas por este tipo de organismo, mais comuns são: Bronquite, doenças sexualmente transmissíveis, diarreia, cólera, difteria, disenteria, laringite, faringite, infecções estomacais, meningite, pneumonia, salmonela, sinusite, tuberculose e tétano.
De acordo com o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Anvisa, calor, ruído, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes e pressões anormais são os principais agentes físicos encontrados no ambiente hospitalar.