Correr, rolar, escalar e pular em meio a casas, muros, telhados, mobílias ou quaisquer barreiras nas cidades é uma das principais características do Le Parkour - uma atividade que mescla a arte com exercício físico. Para praticá-lo, é necessário muita flexibilidade, força e equilíbrio.
O Parkour (conhecido antigamente no Brasil como "Le Parkour" - abreviação: PK) é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, ...
O parkour surgiu na década de 80, na França, criado por David Belle. Este, inspirado nas técnicas que seu pai, um dos combatentes da Guerra do Vietnã, utilizara durante a mesma, adaptou-as e as nomeou “Le Parkour” (O Percurso).
6 principais manobras do Parkour
Ao contrário da manobra Tic tac, essa aqui exige muito controle. Até porque, o traceur precisa saltar de um ponto a outro e ficar estático na aterrissagem. Inclusive, para conseguir fazer essa manobra você precisa levar os joelhos em direção ao peito e projetá-los para frente, para conseguir pousar de forma suave.
Os especialistas recomendam realizar 25 flexões, 5 barras e 50 agachamentos completos antes de iniciar a prática do parkour. Pratique pousos e rolamentos. O parkour envolve muitos movimentos verticais; saltos de pontos altos podem machucar se você não souber como pousar corretamente ou cair de forma segura.
Tente saltar mais para cima que para baixo (prefira subir obstáculos saltando, evite descer eles saltando). Tente fazer aterrissagens sem barulho. Só salte de lugares que você consegue fazer o mesmo salto descalço, sem barulho e completamente confortável.
Tenha uma dieta saudável. Beba muita água - pelo menos 2 litros por dia. Muitos traceurs consomem pelo menos quatro litros por dia. Corte alimentos de alto teor calórico, e alimentos processados com alto teor de gordura. Ter um peso saudável e uma boa relação músculo-gordura é importante para ter sucesso no parkour.
O que você precisa é de um bom par de tênis, uma calça e camiseta leves, e muita vontade de aprender. Mais tarde você até pode comprar um tênis mais sofisticado para melhorar sua performance, mas no início não é recomendado. Uma pergunta frequênte entre inciantes é sobre utilizar ou não luvas.
Quais são os equipamentos necessários para praticar slackline
Equipamentos utilizados para a prática com segurança
O slackline, popular em diversos países, caiu no gosto dos brasileiros. O esporte de equilíbrio é praticado sobre uma fita de nylon flexível suspensa a uma altura de no mínimo 30 cm do chão, esticada entre dois pontos fixos.
O Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos à adultos com 80 anos. Muitos escaladores, skatistas e surfistas praticam o Slackline como uma forma divertida de treinar seu esporte, já que os movimentos e músculos usados são semelhantes aos realizados no Slackline.
Ranking: As melhores fitas de slackline do mercado
Seguindo estas considerações, a prática do slackline se torna muito mais segura e responsável.
eixar o corpo livre para realizar os movimentos. Atenha-se aos equipamentos de segurança como capacetes e joelheiras. Caso a atividade seja uma caminhada ou corrida, use tênis com meia para fixar o pé e prevenir torções.
O Slackline pode ser praticado indoor, com estruturas próprias para a segurança dos atletas, ou outdoor. Geralmente, a grande preferência é pela prática outdoor, em parques, praças, praias, ou ainda entre prédios, pontes e montanhas.
Resposta: Os locais mais comuns de prática são praias, parques e praças. O esporte citado não prejudica as articulações e fortalece os membros inferiores, e ainda ocorre o estímulo estímulo força, resistência e vibração decorrente da oscilação da fita.
Os joelhos devem estar sempre semi-flexionados, e os braços abertos com a palma da mão virada para cima. Praticando slackline, seu corpo estará sendo fortalecido principalmente na região abdominal e membros inferiores.
As regras dos campeonatos de Slackline
5 incríveis benefícios do slackline para a saúde
Segundo Guilherme, por um lado, a prática do slackline como atividade física tem diversos benefícios: melhora da coordenação motora, mais consciência corporal e propriocepção (capacidade em reconhecer sem utilizar a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de ...
Trickline: Decerto a mais popular do Slackline! A prática desperta muito interesse devido sobretudo ao dinamismo e às dificuldades das manobras realizadas.
Benefícios da escalada esportiva para os músculos
Benefícios
Qual das afirmações melhor traduz os benefícios da prática da ESCALADA? * Podemos perceber apenas benefícios físicos, como a melhora da força, flexibilidade, coordenação e fortalecimento dos ossos. Os benefícios são apenas psicológicos, como atenção, concentração, definição de estratégia e superação.
Qualquer pessoa pode aderir à escalada. E é necessário comprar a sapatilha para iniciar. A duração de uma escalada vai depender muito do condicionamento físico dos participantes e do guia, quanto de outros fatores exógenos que serão de grande importância , como as condições atmosféricas, proteções longas, etc…
A escalada é um esporte que utiliza as técnicas e movimentos do montanhismo. Pode ser praticada tanto individualmente como em grupo e tem como objetivo exigir o máximo de força e concentração. ... A escalada de bloco consiste em subir uma rocha ou um muro de treino, onde se privilegia mais a força física de explosão.
A seguir, confira 5 lugares para praticar a modalidade no Brasil, além de conhecer quais são os tipos de escalada mais difundidos em cada região.
A escalada é feita em livre quando o escalador utiliza somente suas mãos, pés e o corpo como ferramentas para progredir na rocha e realizar descansos, quando necessários. Já na escalada em artificial, se faz uso de equipamentos para auxiliar nos movimentos de progressão.