O tibial anterior é um músculo fusiforme encontrado na parte anterior da perna. Localizado superficialmente na perna, este músculo é facilmente palpável lateral à borda anterior da tíbia.
Para aliviar a dor na canela é importante diminuir aos poucos a intensidade da atividade que esteja realizando, para evitar lesões, ficar em repouso e aplicar gelo no local para aliviar a dor e favorecer a cicatrização do tecido inflamado.
O tronco deve estar ligeiramente inclinado para frente. Enquanto os braços vão para frente e para trás o punho deve passar bem pertinho do quadril. O joelho deve ter uma ligeira elevação na hora da passada de uma perna para outra. O calcanhar deve ficar um pouco elevado em direção aos glúteos.
Mantenha-se concentrado e não acelere demais a respiração durante as descidas. “Como há um aumento da velocidade, é comum alguns corredores ficarem mais ofegantes. É importante evitar isso para não ter aquela famosa dor na lateral do abdome”, indica Montenegro.
Mas existem formas de diminuir a chance que dor de lado apareça seguindo três recomendações básicas. A primeira é aumentar gradualmente o volume e intensidade de treino para que o corpo se acostume com o esforço. A segunda é fortalecer o core, a musculatura abdominal e lombar que sustentam o corpo.
O que fazer: tomar chá de funcho 3 vezes ao dia pois ajuda a diminuir a quantidade de gases no intestino, além de fazer massagens na barriga para empurrar os gases e permitir que sejam liberados mais facilmente.
Um incômodo que você provavelmente já sentiu ou pelo menos ouviu falar. Dor de lado, dor desviada, dor de facão… Vários nomes para uma dor aguda que parece uma pontada forte abaixo da costela, e que normalmente acontece durante a corrida.