O existencialismo é um humanismo, afirma Sartre, pelo simples fato de que o homem está constantemente fora de si mesmo, é projetando-se e perdendo-se fora de si que ele faz existir o homem e, por outro lado, é perseguindo fins transcendentes que ele pode existir.
O Existencialismo é uma corrente de pensamento que aguça o pensamento crítico do ser humano, uma vez que aborda as principais características presentes nas vidas dos indivíduos. Neste sentido, o Existencialismo é uma espécie de humanismo quando o ser humano reconhece e enxerga as limitações e sofrimentos do outro.
Resposta. Resposta:Para tanto o ser é tomado a partir da sua (inter) subjetividade que se estabelece na relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A partir da trama dessas relações o conhecimento disseminado passa a ser filtrado e orientado entre os sujeitos.
Em outras palavras, a corrente existencialista prega que o ser humano é um ser que possui toda a responsabilidade por meio de suas ações. ... Para os existencialistas, a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência.
Existencialismo é um termo aplicado a uma escola de filósofos dos séculos XIX e XX que, apesar de possuírem profundas diferenças em termos de doutrinas, partilhavam a crença de que o pensamento filosófico começa com o sujeito humano, não meramente o sujeito pensante, mas as suas ações, sentimentos e a vivência de um ...
O sentido da vida é algo a ser acolhido, segundo alguns autores existencialistas, para outros, é algo que deve ser escolhido, e outros entendem que o sentido da vida é algo a ser criado. ... "Cada homem deve inventar o seu caminho."
"O existencialismo (...) centra sua reflexão sobre a existência humana considerada em seu aspecto particular, individual e concreto." Fenomenologia é um método, ou melhor, uma atitude sobre como conhecemos ou entendemos as pessoas subjetivamente em seus modos de ser.
Tem como preocupação central a descrição da realidade, é uma filosofia da vivência. O interesse para a Fenomenologia é o modo como o conhecimento do mundo se dá e se realiza para cada pessoa. ... O existencialismo fenomenológico considera cada ser único e dono do seu destino.
O filósofo acreditava que a estrutura e os conteúdos da consciência são profundamente distorcidos pela maneira do nos engajarmos na vida cotidiana. No sentido de se assegurar contra teorizações, Husserl propôs a epoché fenomenológica, ou suspensão da atitude natural.
A fenomenologia é um estudo que fundamenta o conhecimento nos fenômenos da consciência. ... Para ele, o mundo só pode ser compreendido a partir da forma como se manifesta, ou seja, como aparece para a consciência humana. Não há um mundo em si e nem uma consciência em si.
A fenomenologia é uma atitude ou método de conhecimento formulada por volta de 1900 por Edmund Husserl, influenciado sobretudo por Franz Brentano. Mais tarde, na década de 1910, ela tornou-se um movimento filosófico. O objetivo da fenomenologia é conhecer os fenômenos tal como eles se apresentam na consciência humana.
A fenomenologia surge na filosofia como ciência sobre a experiência que a consciência tem do mundo, a relação entre a consciência do saber humano e o mundo exterior a ela. Portanto, seu principal objetivo é investigar e descrever os fenômenos enquanto experiência consciente.
Fenomenologia é o estudo dos fenômenos em si mesmos, independentemente dos condicionamentos exteriores a eles, cuja finalidade é apreender sua essência, estrutura de sua significação. ... Considera que aquilo que é dado à consciência é o fenômeno (objeto do conhecimento imediato).
Pressupostos
A fenomenologia permite a atitude de inclinação do profissional psicólogo rumo à clarificação dos fundamentos de suas práticas e para tal, o exercício rigoroso proposto pela fenomenologia apresenta-se como um caminho possível de atuação e investigação em Psicologia Clínica.
A fenomenología tem a preocupação de descrever o fenômeno e não de explicá-lo, não se preocupando com o buscar relações causais. A preocupação será no sentido de mostrar c não em demonstrar, e a des- crição prevê ou supõe um rigor, pois, através da rigorosa descrição é que se pode chegar à essência do fenômeno.
Para a fenomenologia, a epoché é a abstenção do pensamento ante a constância do “espetáculo do mundo”, ela é definida na Krisis-Schrift como uma “distância em relação às validações naturais ingênuas” (Husserl, 1989, p. 154).
A atitude fenomenológica revela-nos que nem tudo é pura contingência, no entanto, o contingente sempre possui algo permanente, algo invariável, isto é, uma essência, sendo denominado por Husserl como Eidos.
Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p.
Mediante a intuição da consciência se chega à essência como natureza absoluta do fenômeno. As características da fenomenologia que se quer aprofundar, como intenção, significado, essência e subjetividade, fornecem subsídios fundamentais para refletir criticamente sobre um melhor entendimento do movimento humano.
São constitutivos da fenomenologia de Husserl: A) método da crítica do conhecimento, doutrina universal das essências, círculo hermenêutico. ... D) suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências.
intuição da essência -para o autor, a intuição da essência representava a possibilidade de enxergar um mundo diferente, ou seja, sem comprovações científicas. Portanto, a percepção do fato e intuição da essência se distinguem pela materialidade presente em um acontecimento (fato).
Como já foi dito, a essência é o componente fundamental do objeto, sem o qual, ele não seria aquilo que ele realmente é. ... Desse modo, a essência na fenomenologia, caracteriza o objeto e apenas ele.
Característica da fenomenologia são extensas discussões de intencionalidade – uma qualidade supostamente única de consciência que a distingue de materiais aconscious. ... Em trabalhos posteriores ele fez distinções entre atos intencionais (noesis) e os objetos visados (noemata).
Quando dizemos que alguma coisa se mostra, estamos dizendo o que é ao ser humano, às pessoas e isto é fundamental, porque este mostrar-se ou manifestar-se é fundado no Ser.
A fenomenologia de Husserl ganhou impulso no final do século XIX, princípio do século XX, durante a crise do subjetivismo e do irracionalismo. A fenomenologia é uma meditação lógica, ultrapassando as próprias incertezas da lógica, por meio de uma linguagem (logos) em que se exclua a incerteza.
A redução eidética. Reconhecido o objeto ideal, o noema, o objeto da percepção, o passo seguinte é sua “redução eidética”, redução à idéia (do grego eidos, que significa idéia ou essência) ). Consiste na sua análise para encontrar o seu verdadeiro significado.
O método da fenomenologia visa a busca da compreensão, mesmo sabendo que nunca a alcançará. É o que também nos situa diante da verdade do conhecimento e da vida. ... O método fenomenológico e a filosofia existencialista muito auxiliaram a discussão contemporânea sobre metodologia das ciências humanas.