O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades: Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração; Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
A camada média espessa é o miocárdio, constituído por tecido muscular cardíaco que se contrai causando compressão nas câmaras cardíacas e, consequentemente, ejeção de sangue. A camada mais interna é o endocárdio que recobre as válvulas cardíacas (DANGELO; FATTINI, 2006).
Resposta. Resposta: externas: veia cava superior e inferior, veias pulmonares, artérias pulmonares e artéria aorta. internas: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo.
Anatomia do coração O coração é um órgão muscular que bombeia sangue ao longo do corpo ao fazê-lo circular através do sistema circulatório/vascular. Ele se encontra no meio do mediastino, envolvido em um saco seroso de duas camadas denominado pericárdio.
Função do coração Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo.
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada.
As cavidades do coração humano que se comunicam entre si através do sangue são: Átrio e ventrículo direito; Átrio e ventrículo esquerdo.
3.
O ventrículo direito bombeia o sangue que recebe sob a baixa pressão através da artéria pulmonaa nos pulmões. O ventrículo esquerdo é a câmara correspondente do inferior esquerdo do coração que recebe o sangue oxigênio-rico do vestíbulo esquerdo que retorna dos pulmões.
As superfícies, atrial (direita, diafragmática) e auricular (esquerda, esternocostal) são convexas e marcadas pelos sulcos que indicam a divisão do coração em quatro câmaras, os dois átrios dorsalmente e os dois ventrículos ventralmente. Internamente os átrios estão separados pelo septo interatrial.
Face Diafragmática (Inferior) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma. Face Pulmonar (Esquerda) – Formada principalmente pelo ventrículo esquerdo; ela ocupa a impressão cárdica do pulmão esquerdo.
O sistema de condução do coração Sistema de condução do coração é um complexo estimulante do coração, que coordena o ciclo cardíaco. Consiste em células musculares cardíacas e fibras de condução altamente especializadas para os impulsos elétricos que conduzem rapidamente através do coração.
Organizadas em 5 segmentos:
Entre as propriedades apresentadas pelo miocárdio (músculo cardíaco), quatro merecem ser destacadas, são elas: automatismo, condutibilidade, excitabilidade e contratibilidade.
Complexo estimulante do coração O coração possui um complexo estimulante que gera e transmite impulsos nervosos, o que faz com que o coração atue como uma bomba propulsora, que contrai e relaxa.
Se a membrana das células musculares cardíacas se despolariza, permitindo um rápido movimento de íons através dela, ocorre um estímulo, ou potencial de ação, que irá determinar a contração muscular.
Para que ocorra o enchimento ventricular adequado, os ventrículos devem se contrair ao mesmo tempo, e os átrios devem-se contrair no momento apropriado, para que a sua contração produza o enchimento do ventrículo antes que a contração ventricular se inicie.
Qual a transmissão normal da excitação e condução do impulso elétrico cardíaco para que a contração e o relaxamento do miocárdio sejam eficientes? Nódulo sinoatrial → Átrios → Nódulo atrioventricular → Feixe átrio ventricular → Ventrículos.
Resposta: o nódulo sinusal (Nódulo SA), é considerado o marca-passo natural do coração. Explicação: Através dele, se inicia o impulso eletrico.
Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica. Os impulsos são transportados por feixes elétricos (vias de células especializadas) das câmaras superiores para as inferiores para que possam se contrair.
O batimento cardíaco começa com um impulso do marca-passo cardíaco (nó sinoatrial ou sinusal). Esse impulso ativa as câmaras superiores do coração (átrios). A onda P representa a ativação dos átrios. Em seguida, a corrente elétrica flui para as câmaras inferiores do coração (ventrículos).