Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.
Pedro
A primazia de Pedro, também conhecida como primazia petrina (do latim: Petrus, "Pedro"), é a posição de preeminência atribuída a São Pedro entre os Doze Apóstolos.
São Lino (10 — 76) é considerado pelo Anuário Pontifício o segundo Bispo de Roma, sucedendo ao apóstolo São Pedro, motivo pelo qual é identificado como o segundo Papa pela Igreja Católica.
Papa Alexandre VI
São as de Ponciano (anos 230-235), que morreu no exílio e renunciou pelo bem da Igreja; Eusébio (ano 309); João I (523-526); Silvério (535-537), acusado de alta traição por Belisário; João III (561-574), e Martinho I (649-655), que renunciou para facilitar a eleição de um papa que não fosse problemática e morreu ...
Bento XVI decidiu, em fevereiro de 2013 que, devido à sua idade avançada, iria renunciar. ... Em um comunicado, Bento XVI citou sua fragilidade devido à idade avançada e às exigências físicas e mentais do papado. Ele também declarou que iria continuar a servir à Igreja "através de uma vida dedicada à oração".
Giovanni Maria Mastai-Ferretti
O autor calcula que seis papas abdicaram, de fato, ao posto máximo do catolicismo – mas outros podem ter sido forçados a renunciar por razões políticas ou territoriais, sobretudo nos primórdios da criação da Igreja.
Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular.
A Igreja Católica passou por algumas importantes divisões em sua história. Dentre elas, destaca-se o Cisma do Ocidente, que ocorreu entre 1377 e 1417. Desse cisma resultou a existência de três papas, que reivindicavam o poder sobre o mundo cristão ocidental.
A partir do dia 28 de fevereiro, quando o papa renunciará ao cargo, terá início a Sé Vacante, ou seja, o tempo que transcorre de quando um papa morre ou renuncia até que o sucessor seja eleito. Durante esse período, Bento XVI continuará morando no Vaticano e não participará do processo de escolha de seu sucessor.
A lei canónica não especifica uma determinada pessoa ou entidade a quem o Papa deva demonstrar a sua renúncia, deixando em aberto a possibilidade de o fazer anunciar no seio da Igreja ou declarando-o ao mundo em geral.
Francisco (em latim: Franciscus), S.J., nascido Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.
Pontífice afirmou que tem sensação de que ficará no cargo por 4 ou 5 anos. Ele descartou a imposição de um limite de tempo para o papado. O Papa Francisco confessou que tem a sensação de que seu pontificado será breve, de quatro ou cinco anos, e que não se sente sozinho e sem apoio para governar a Igreja.
Em geral, a faixa salarial de um padre pode variar entre R$ 1.
Um conclave acontece após uma renúncia ou a morte de um Papa, na Igreja Católica Apostólica Romana. O Colégio dos Cardeais se reúne no Vaticano para uma votação secreta, e assim escolher o novo líder da Igreja.
A função do padre é ouvir, reunir e orientar as famílias, atender os doentes, administrar os sacramentos, transmitir a Palavra (para maior glória de Deus e formação do homem cristão).
Faz parte da missão da Igreja Católica guardar e proteger a revelação que lhe confiada pelo seu Fundador, Jesus Cristo. ... Ela não foi escolhida por Cristo para ser sacerdote, mas nem por isso teve a sua grande honra diminuída.
O sacerdote da Igreja católica pode ser entendido como alguém que integra o grupo da cúria e que por isso mesmo, estará sempre subordinado aos seus atos disciplinares.
Acólito (do grego antigo ἀκόλουϑος - akóloutos) é um assistente ou seguidor que ajuda o celebrante em um serviço religioso ou procissão. Em muitas denominações cristãs, eles auxiliam os ministros ordenados (Bispo, Padre ou Diácono) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.