A língua de surdos não é mímica. ... É possível expressar conceitos abstratos na língua de sinais, assim como, na língua oral. Sinais não são gestos, as pessoas que falam a língua de sinais expressam sentimento e idéias e conceitos.
Valerie Sutton
Os lingüistas que trabalham com a escrita de língua de sinais, pelo sistema SignWriting o consideram como um sistema de escritura mista, majoritariamente fonográfico, do ponto de vista interno, mas possuindo uma leitura “ideográfica” de um ponto de vista externo. O sistema comporta aproximadamente 900 símbolos.
( ) Sinal para frente representa algo ruim e para trás indicado para coisas positivas. 11-Qual é a função desse símbolo de contato? ( ) Tocar em uma parte do corpo.
Existem dez grupos de símbolos para as mãos. As mãos são agrupadas de acordo com quais dedos são usados. Esses dez grupos são o começo da Seqüência-de-Símbolos-SignWriting, que é a ordem dos símbolos usada para procurar sinais em dicionários escritos em SignWriting.
sistemas logográficos, em que os grafemas são logogramas (ideogramas ou pictogramas) que denotam palavras ou conceitos; sistemas silábicos ou silabários, em que os grafemas representam sílabas; ... sistema cuneiforme: escrita de 4.
Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos, e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.
1. Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2. As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
Precisamos entender que a aprendizagem se dá a partir da compreensão do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). É fundamental perceber que as letras representam a pauta sonora das palavras, e que as mesmas possuem certas propriedades a serem adquiridas para que possamos evidenciar a criança como alfabetizada.
E importante considerar que o Sistema de Escrita Alfabética - SEA, não pode ser considerado apenas um código utilizado que representa a fala, mas possui um processo que tem propriedades importantes e. necessárias para que o aprendiz possa reconstruir em sua mente, construindo a partir daí a escrita.
O Sistema de Escrita Alfabética (SEA) é um sistema notacional em que os símbolos funcionam para poder substituir os elementos da realidade que notam ou registram e que, para se tomar alfabetizado é, imprescindível, que o aluno se aproprie desse sistema. ... diferentes de números e de outros símbolos.
1- Escreve-se com letras, que não podem ser inventadas, que têm um repertório finito e que são diferentes de números e de outros símbolos. 2 - As letras têm formatos fixos e pequenas variações produzem mudanças na identidade das mesmas (p, q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P, p, P, p).
A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.
Perante o monossílabo parst, poderíamos pensar numa palavra em inglês – veja-se first – mas não em português, porque as sílabas desta língua não apresentam três consoantes à direita da vogal. O padrão silábico CVCCC não existe em português, mas CV (to.ca, me.do, ra. ... par) são padrões silábicos frequentes em português.