° 555, de 18 de abril de 2013, a Norma Regulamentadora nº 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados (NR-36), estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e ...
37.
Segundo a NR 36, o mobiliário e postos de trabalho devem ser adaptados para favorecer a alternância das posições e proporcionar mais qualidade para o trabalhador exercer as tarefas. Os equipamentos de trabalho seja bancadas, esteiras, mesas ou máquinas devem proporcionar condições boa postura, visualização e operação.
A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis). Compreende-se por ergonomia as interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, com a aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos, visando otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes; realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; ambiente asfixiante e, obviamente, frio – muito frio.
Trabalhadores em frigoríficos chegam a realizar 90 movimentos por minuto, sendo que o mais aceitável seria em torno de 30. Eles são expostos ao frio, ao ruído, posturas inadequadas, amputações, umidade, deslocamento de carga em excesso, exposição à amônia, vasos de pressão, e jornadas exaustivas.
Geralmente, quem não conhece de perto a rotina de uma indústria frigorífica, não imagina quantas inúmeras funções existem e que, em uma grande quantidade de funções, o Zootecnista é um profissional que está super presente.
O adicional de insalubridade é obrigatório aos trabalhadores em frigoríficos, como consta da Consolidação das Leis do trabalho (CLT) é direito do trabalhador e deve ser cumprido.
Significado de Magarefe substantivo masculino Abatedor de gado; açougueiro.
O frigorífico, abatedouro ou planta de abate são denominações dadas ao local onde se realiza uma série de operações controladas e devidamente monitoradas, que envolvem a recepção, descanso pré-abate, pendura, atordoamento, sangria, escaldagem, depenagem, retirada da cabeça e pés, evisceração, resfriamento e gotejamento ...
Entende-se por “matadouro-frigorífico” o estabelecimento dotado de instalações completas e equipamento adequado para o abate, manipulação, elaboração, preparo e conservação das espécies de animais sob variadas formas, com aproveitamento completo, racional e perfeito de subprodutos não comestíveis, devendo possuir ...
A primeira diferença está ligada ao fato do açougue vender simplesmente carne e a boutique vender toda uma experiência diferenciada através do produto carne. ... Já no modelo clássico dos açougues, a visualização da carne está restrita às peças suspensas por ganchos atrás do balcão frigorífico e nada mais.
– Até a esfola, onde a gente faz a retirada do couro, chamamos de área suja. Porque o couro tem contaminações externas, por isto a gente chama de área suja. E a área limpa é depois da retirada do couro. Já tem contaminação da carne, por isso tem que ser uma área mais limpa, por causa da contaminação – explica Andressa.
O resfriamento das carcaças é considerado ponto de controle em sistemas APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), pela sua capacidade de reduzir contagens bacterianas em razão da redução da temperatura e da atividade de água superficial.
A toalete da carcaça bovina Assim, após a maturação e a desossa obtemos os cortes de carne que poderão se apresentar com osso, sem osso, com gordura ou sem gordura.
Na maior parte das vezes, um pouco de cuidado e bom senso ajudam na prevenção de contaminação relacionada a presença de condensados:
Deve manter a temperatura do seu frigorífico definida para 4ºC ou menos e a do seu congelador definida para -19ºC (ou -18ºC, dependendo do modelo). Aumentar ligeiramente a temperatura no verão. A temperatura ambiente ideal dos aparelhos deve estar entre os 20 e s 25ºC"
6º C
ALTERNATIVAS PARA CASOS QUE NECESSITAM DE BAIXA UMIDADE. Existem alguns casos onde é necessário que haja dentro de uma câmara fria com controle de umidade uma baixíssima umidificação e, para isso, podem ser utilizados equipamento desumidificadores que reduzem a quantidade de umidade relativa presente no ar.
Dentro das bobinas, o líquido de arrefecimento puxa o calor do ar que passa pela parte de cima. Desse modo, o ar refrigerado continua se movendo para fora da parte traseira da câmara, mais frio do que quando entrou. ... Os ventiladores sugam o ar para o condensador e o líquido refrigerante retira todo o seu calor.
A formação de gelo no aletado é ocasionada devido à umidade, falta de desumidificação, portas abertas e falta de degelo. A partir dessas atitudes ocorrem a diminuição da troca térmica no evaporador, aumento do consumo de energia nos ventiladores e queima dos motoventiladores. Veja-os a seguir.
Ar-condicionado congelando, o que pode ser?
O congelamento na maioria das vezes é causado por algo que impede o fluxo de ar. Se o ar ou o fluido refrigerante em baixa temperatura fica retido em algum ponto interno do aparelho por muito tempo, a área pode congelar. Tubulação dobrada, entupida e outras formas de obstrução são causas muito comuns desse problema.
utilizando vaselina! Da próxima vez que descongelar e limpar o seu congelador ou arca congeladora, seque-o bem e aplique uma fina camada de vaselina no seu interior em todas as zonas onde normalmente se acumula gelo (paredes e grelhas).
As geladeiras frost free possuem um dispositivo que periodicamente derrete o gelo formado no congelador, o que impede o acúmulo. A água derretida segue para um reservatório, que fica perto do compressor. Nesse ciclo, o líquido evapora e volta para dentro do refrigerador como vapor frio.
O que causa a formação de gelo? Nas geladeiras mais antigas, era normal que no congelador se acumulasse uma camada bastante grossa de gelo. E no freezer acontece o mesmo processo podendo haver uma formação de gelo nas paredes e na parte superior do produto, por conta da circulação de ar dentro dele.
Ao atingir a temperatura de 0 grau Celsius, a água em estado líquido passa para o estado sólido. Ou seja, ela vira gelo! É o que acontece quando colocamos água em temperatura ambiente no congelador. Outros exemplos de água em estado sólido são a neve e as geleiras, que se formam naturalmente.
3 horas