O nome técnico para esses primeiros dentes é dente decíduo, pois eles eventualmente cairão. A maioria das pessoas conhece esses dentes como os dentes de leite. Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca.
Os dentes são numerados de 1 a 32; começando superiormente da direita para a esquerda, e em seguida inferiormente, também da direita para a esquerda.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
Condição clínica dos primeiros molares permanentes: de crianças entre 6 e 8 anos de idade.
Dor e salivação Dor, agitação, muita salivação (conhecida popularmente como “excesso de baba”) — tudo acompanhado de muito choro —, aparecem entre um a dois meses do primeiro dentinho rasgar a gengiva. Para amenizar a dor e a agitação, dê mordedores que massageiam a coçam a gengiva.
A dentista comenta que o crescimento do dente permanente, no lugar do de leite que caiu, pode demorar até um ano para nascer. O comum é que o período de troca dure um mês.
Técnicas caseiras para aliviar o nascimento dos dentes do bebê
Mesmo antes do primeiro dente começar a nascer, você pode acostumar seu bebê com a ideia de higiene bucal, limpando sua gengiva com uma gaze. Após a erupção do primeiro dente, você pode usar uma escova dental pequena de cerdas macias para limpar o dente e a gengiva.
Vontade de mastigar todos os objetos que encontra; Dificuldade em comer; Falta de apetite; Dificuldade para dormir.
Se o bebê apresenta reações como choro irritação, perda de sono ou de apetite, aumento da salivação, gengiva avermelhada e inchada, rostinho corado, diarreia leve e, sim, elevação moderada da temperatura, pode ser um aviso de que um dentinho chegou ou está por vir.