Proteger-se a si mesma.
Dr. ou prof. Dr.a/Dra. – Forma de nos dirigirmos a um professor ou a uma professora que detém o grau de doutor.
Quais são as dicas gerais para enviar um email a um professor?
8. Escolha uma despedida adequada
Você não precisa ter nada definido. Escolha de um a três assuntos gerais e leia sobre eles. Depois, contacte um professor que tenha interesse naquele tema. Mais importante do que sondar o orientador com um tema, é ter lido algo sobre o tema propriamente dito.
Comece sempre com uma saudação que se adeque a relação que você tem com o outro. Termos como “Fulana, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, ” Caro Fulano, boa noite!”, sempre caem bem. Se você ficar trocando e-mails com a pessoa ao longo do dia, não precisa saudá-la o tempo todo, basta apenas chamá-la por seu nome.
A palavra anexo é equivalente a anexado e deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere....Segue anexo
Portanto, primeiro escreva um e-mail se apresentando e perguntando sobre a possibilidade de trabalhar com a pessoa. Seja formal, educado e objetivo no e-mail. Nada de tratar o orientador potencial como se fosse um coleguinha do clube do churrasco. Nada de escrever e-mails com 419 milhões de palavras.
Dicas para escolher orientador do TCC
Leia algumas publicações dos mesmos. Intere-se sobre o assunto. Após selecionar alguns possíveis orientadores, procure seus atuais orientados para uma conversa franca. Descubra como é o ritmo de trabalho, a disponibilidade de tempo do professor, as pesquisas que estão em andamento.
Quando conversar com o orientador procure mostrar o que você pode agregar ao grupo de pesquisa do qual ele faz parte. Deixe claras suas qualidades sem ser arrogante. Lembre-se de que quer convencer um orientador a investir o tempo dele em você.
Uma das principais habilidades que se espera de um mestre ou doutor é a autonomia para conduzir sua própria pesquisa. O orientador para o mestrado ou doutorado tem papel fundamental no desenvolvimento dessa autonomia. Por isso, procure um orientador que tenham histórico de respeitarem a produção de seus orientandos.
A menos que seu professor indique o contrário, trate-o pelo sobrenome e com o título apropriado (por exemplo, Professor, Doutor). Mostre alguma gratidão. Sempre agradeça ao professor por seu tempo e expresse qualquer gratidão que você considere apropriada pela ajuda específica que ele forneceu.
A frase se refere ao seguinte conselho: “A decisão de quem será seu orientador é a decisão que terá o maior impacto na sua vida acadêmica e, talvez, na sua carreira. Portanto, escolha um orientador com quem você se dá bem, que tem um estilo de trabalho que fecha com o seu. Não priorize uma área de pesquisa.