Porque no processo de produção de gametas, eles sofrem meiose transformando as celulas 2n(diploides) em células n(haploides). Já as células somáticas, elas se dividem por mitose, ou seja, mantem o numero de cromossomos 2n(diploides).
As células do nosso corpo podem ser classificados em dois tipos celulares com base no seu conteúdo cromossômico: as somáticas e as reprodutivas.
Nas células reprodutivas, há apenas 23 cromossomos, metade do número da espécie. Isso é importante, pois, no momento da fecundação, espermatozoides e ovócitos fundem-se, assim, é restabelecido o número de cromossomos.
Resposta. Por haver cromossomos diferentes do pai e da mãe, já que para haver fecundação precisamos do gameta feminino e masculino.
Os gametas são células haploides, ou seja, células que apresentam apenas um lote de cromossomos. No caso, são 23 cromossomos. A célula da pele humana é uma célula diploide, ou seja, possuem pares de cromossomos homológos. No caso, são 46.
Cromossomos humanos Dos 46 totais, 44 são autossomos, que são aqueles encontrados em todas as células somáticas e relacionam-se com características comuns aos sexos feminino e masculino. Os outros dois são os cromossomos sexuais – “X” feminino e “Y” masculino.
Um cromossomo pode ser demarcado ao longo de seu comprimento em milhares de regiões chamadas de genes. A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.